SJC realiza a 1ª reunião aberta do Comitê Local de Políticas sobre Drogas
Atualizado em 10/05/2018 - 18:08
Reunião aberta co comitê sobre drogas
O encontro, que reuniu mais de 60 pessoas, tratou de alguns pontos foram fundamentais para ações mais efetivas, como a presença da família, colocada como grande aliada no tratamento dos usuários de álcool e outras drogas e também na prevenção - Foto: PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Na manhã desta quinta-feira (10), a Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, realizou a primeira reunião aberta do Comitê Local de Políticas sobre Drogas de São José dos Campos, às 10h, na Igreja da Cidade (Rodovia Presidente Dutra, km 145, Vila São Benedito). O objetivo desse encontro foi de promover o debate sobre o tema entre a população, representantes de entidades, da polícias Militar e Civil e guarda municipal, das igrejas, das universidades, das autoridades municipais, representantes de instituições de ensino, grupos e pessoas físicas que realizam qualquer tipo de ação na área da dependência química, atuando na prevenção, tratamento e reinserção.

Para o coordenador do Poliedro de São José dos Campos, José Hélio de Moura Filho, encontros como esse “amplia o conhecimento acerca do que está acontecendo. Nós ficamos muito restritos na nossa escola pensando conforme nossa clientela, nosso mundo, nossa cultura e deixamos de perceber as possibilidades de podermos acertar quando falamos de um tema tão importante como esse. O mais relevante ainda para nós é podermos ter a possibilidade, junto com nossos alunos, de aprender e exercer a cidadania ajudando como multiplicadores outros jovens que estejam passando por situações mais delicadas. Acho que essa é a busca mais importante que eu posso ter dentro desse Comitê”.

“Sozinhos não conseguimos resultados, às vezes a experiência de alguém que já passou por uma situação semelhante, pode nos ajudar a encontrar um caminho melhor e essa reunião vem nesse sentido também. Temos muito que agradecer por essa possibilidade desse encontro”, afirmou Tathiane Sales, coordenadora do Projeto Transformando Vontade em Ação que atende meninas adolescentes em situação de vulnerabilidade.

O encontro, que reuniu mais de 60 pessoas, tratou de alguns pontos foram fundamentais para ações mais efetivas, como a presença da família, colocada como grande aliada no tratamento dos usuários de álcool e outras drogas e também na prevenção. Outras ações importantes, e que já estão sendo realizadas na cidade, são pesquisas que retratem a realidade do uso dessas substâncias para que ao longo desses encontros que serão realizados durante o ano, seja possível mensurar resultados e traçar políticas que contemplem nossa realidade.

O debate estreitou o contato entre os participantes, com a troca de experiências e integração dos serviços, percebendo a necessidade de uma agenda periódica para a realização de mais reuniões abertas.

Comitê

O comitê foi criado visando o benefício da população em relação à prevenção e tratamento do uso indevido de álcool e outras drogas, propondo soluções que estejam ao alcance e sobre a guarda de cada um dos munícipes.

Ações antidrogas

O Programa sobre Drogas é articulado pela Assessoria de Políticas Especiais sobre Drogas da Prefeitura em parceria com os governos Estadual e Federal, poderes legislativo e judiciário, além da participação também das entidades da sociedade civil, tendo como principais eixos: tratamento, prevenção, reinserção e coerção.