Aluna da rede municipal participa de feira de Educação em São Paulo
Atualizado em 10/05/2018 - 18:59
Aluna na feira Bett Educar 2018 SP
A aluna Dominique da Silva Hither Pereira, de 9 anos, do 4º ano da Emef Profª Elizabete de Paula Honorato - Foto: Divulgação

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

A aluna Dominique da Silva Pereira, de 9 anos, do 4º ano da Emef Profª Elizabete de Paula Honorato (região leste), participou nesta quarta-feira (9) do evento de Educação “Bett Educar”, em São Paulo. A estudante foi a convite da plataforma Árvore de Livros, onde fez entrevistas com palestrantes, educadores e visitantes.

Esta experiência proporcionou à aluna e outros membros da rede municipal de ensino olhares novos e diferentes sobre a educação e as novas formas de ensino, além da oportunidade de poderem prestigiar palestras com profissionais de referência no ramo.

O Bett Educar é considerado o maior evento de educação da América Latina, onde são apresentadas diversas inovações no setor educacional, por meio de estandes, palestras e fóruns com profissionais da área, apresentando desde conteúdos pedagógicos, experiências tecnológicas, até macrotendências para a educação de hoje e do futuro.

Dominique esteve na feira por meio da Árvore de Livros, plataforma de leitura digital, onde os estudantes podem ler obras literárias por meio de celular ou tabletes, facilitando e gerando o interesse deles à leitura. No evento, a pergunta principal feita pela aluna aos visitantes era: “Que Educação você sonha para a minha geração?”.

“Eu amei participar do evento, foi uma experiência diferente poder entrevistar as pessoas e aprender com elas sobre como a Educação é realmente importante para o nosso futuro”, contou a estudante.

Segundo profissionais da Emef Profª Elizabete de Paula Honorato, essa participação é importante para reconhecer o bom desempenho da aluna, que se destacou no ano passado como a leitora mais assídua por meio da Árvore de Livros e também para servir como exemplo e incentivo aos demais alunos da escola.

Plataforma para leitura

A Árvore de Livros foi disponibilizada durante o ano de 2017 aos alunos do ensino municipal por meio de uma parceria firmada entre a Secretaria de Educação e Cidadania e a Fundação Lemann, com custo zero para a Prefeitura.

De acordo com a faixa etária de cada classe e da intenção pedagógica do professor, é possível recomendar livros para leitura e desenvolver atividades dentro da ferramenta. Ao final, é emitido um relatório que indica os livros acessados por cada aluno, o tempo de leitura e o desempenho nas atividades propostas.

Para acessar a Árvore de Livros, os alunos recebem login e senha individuais. Os livros podem ser baixados no computador ou celular com acesso à internet. Em casa, a ferramenta estimula também a leitura em família.