Programa Minha Praça de Volta chega ao Parque Ayrton Senna
Atualizado em 09/05/2018 - 17:02
Revitalização do  Parque Ayrton Senna, no Interlagos, dentro do programa Minha Praça de Volta. 09-05-2018
Equipes recuperam pista de caminhada do Parque Ayrton Senna; revitalização termina neste mês - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou a revitalização do Parque Ayrton Senna, no Parque Interlagos, na zona sul.

Essa é a 13ª área de lazer que será reurbanizada dentro do programa Minha Praça de Volta, que tem por objetivo cuidar de toda a manutenção das praças para que sejam locais agradáveis e seguros às comunidades. O programa visa recuperar as praças abandonadas para que as famílias voltem a frequentar os locais com tranqüilidade.

A reurbanização está sendo realizada pela Secretaria de Manutenção da Cidade e a previsão é de que seja concluída ainda neste mês de maio.

Serviços

A primeira etapa é a recuperação da pista de caminhada, que tem 700 metros quadrados.

Entre as melhorias previstas para o local estão pintura do piso e da mureta da quadra, pintura de postes e de bancos, pintura e recuperação do guarda-corpo da ponte e dos balaústres e implantação de 15 lixeiras.

Também serão realizados serviços de roçada geral e poda de árvores.

No final do ano passado, já foram executados os trabalhos de limpeza do lago e revisão da iluminação.

Comemoração

Moradores do Interlagos que frequentam o parque elogiaram a iniciativa da Prefeitura de recuperar a área de lazer.

“A Prefeitura está de parabéns. É um parque muito bonito, mas que precisava de um cuidado maior. Vai ficar muito legal após todas estas melhorias”, disse o aposentado José Carlos Pereira, 58 anos.

“Quando o parque estiver totalmente recuperado, vai atrair ainda mais frequentadores. É a principal área de lazer do nosso bairro e merece ser bem cuidada”, afirmou a vendedora Júlia Rayane, 26 anos.

Praça Romão Gomes

A praça Romão Gomes, na Vila Adyanna, na região central, terá sua reurbanização concluída até a próxima sexta-feira (11), com o plantio de novas flores e serviços de paisagismo.

É uma nova frente de trabalho do Minha Praça de Volta, com a recuperação também de praças da região central que atraem moradores de todas as regiões.

Revitalização

Por meio do programa Minha Praça de Volta, implantado pela atual Administração, já foram reurbanizadas desde março de 2017 um total de 11 áreas de lazer nos bairros.

Já foram revitalizadas as praças José Marcelino de Souza e Darci Ribeiro, no bairro Jardim São José 2, duas áreas públicas no Frei Galvão, o Parque Alambari e a praça do Pousada do Vale, todas na região leste.

Na região sul, a Prefeitura recuperou a praça localizada às margens do córrego Senhorinha, entre os bairros Campo dos Alemães e Dom Pedro 2º, e a praça Pireu, no Jardim Satélite.

Na região sudeste, foi reurbanizado o Parque Caminho das Garças, que fica no Putim. Já na região norte, foi revitalizada a praça Monsenhor Luiz Gonzaga Alves Cavalheiro, em Santana.

Projeto piloto

Na praça Rubens Castilho, na zona sul, foi desenvolvido um projeto piloto que poderá ser expandido para outras áreas de lazer. No local, as secretarias de Manutenção da Cidade e de Urbanismo e Sustentabilidade implementaram boas práticas sustentáveis para garantir um ambiente mais saudável, em parceria com a comunidade e com alunos da rede municipal de ensino.

Entre as ações adotadas estão a formação de canteiros orgânicos em torno das árvores, criação de horta comunitária e compostagem de resíduos vegetais.

A Prefeitura conta com o apoio da população para que denuncie, por meio da Central 156, atos de depredação e vandalismo contra as praças recuperadas, preservando o patrimônio público à disposição da população.