Terceira etapa da campanha de vacinação começa nesta quarta
Atualizado em 08/05/2018 - 18:11
Vacinação H1N1   UBS Jd Paulista 24 04 2018
Doentes crônicos e professores poderão se vacinar a partir desta quarta-feira nas UBS´s - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant' Anna
Secretaria de Saúde

A terceira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza começa nesta quarta-feira (9). Poderão se vacinar as pessoas acometidas por comorbidades (portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independente da idade), os professores, os jovens sob medidas socioeducativas, as pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Para os doentes crônicos, é imprescindível a apresentação de uma solicitação médica que especifique o problema de saúde, que deve estar entre as doenças elegíveis para tomar a vacina. Também pode ser apresentada a última receita médica com a prescrição de medicamentos de uso contínuo que comprove o problema de saúde.

Para terem direito a vacina gratuita, os professores da rede pública e particular precisam apresentar uma identificação funcional, como crachá do local de trabalho ou holerite.

Os idosos e profissionais da saúde, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças (6 meses e menores de 5 anos de idade) e indígenas, que fizeram parte das duas primeiras etapas da campanha, continuarão sendo vacinados.

Até o momento, foram vacinadas em São José dos Campos 34.541 pessoas. A campanha prossegue até o dia 1º de junho nas unidades básicas de saúde.

Na cidade, o público-alvo é de 139.604 pessoas, consideradas de risco para complicações para a gripe. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para os municípios é vacinar 90% desta população. Não entram nessa estatística as pessoas portadoras de comorbidades, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

No sábado (12) será o Dia D da Campanha de Vacinação, com 17 postos volantes para atender todos os grupos de risco, incluindo idosos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto). Neste dia, não haverá atendimento nas unidades básicas de saúde.

Os postos de vacinação estarão em supermercados, unidades de pronto atendimento (UPAs), associações de bairro e no Hospital de Clínicas Sul. O atendimento será das 8h às 12h ou das 8h às 17h, dependendo do local (veja quadro abaixo). A Secretaria de Saúde recomenda apresentar a carteira de vacinação, sobretudo as crianças.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde