Prefeitura reforça quadro pessoal com 3.216 novas vagas
Atualizado em 08/05/2018 - 18:23
Concurso público da saúde. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 06-05-2018
Prefeitura realizou no último domingo (6) concurso público para médicos e guardas municipais - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

João Paulo Sardinha
Secretaria de Gestão Administrativa e Finanças

A Prefeitura de São José dos Campos contratou, entre janeiro de 2017 e maio deste ano, 3.216 pessoas para reforçar seu quadro pessoal. O saldo inclui profissionais aprovados em concurso público, trabalhadores temporários e estagiários de nível médio e superior.

Esse esforço, em meio à onda de desemprego provocada pela forte recessão econômica no país, mostra que o município tem nadado contra a maré.

Outras 115 vagas serão preenchidas nos próximos meses, em razão dos concursos públicos em andamento. As ofertas são para médicos, dentistas, guardas municipais, assistentes em gestão e agentes educadores.

O reforço no quadro de servidores, que visa melhorar o atendimento prestado à população, só foi possível graças às medidas de austeridade iniciadas há 16 meses. A atual gestão herdou uma dívida de R$ 306 milhões.

Das 3.216 admissões entre janeiro de 2017 e maio deste ano, 1.432 saíram do processo seletivo para contratação por PD (Prazo Determinado) para as funções de professor 1, professor 2, professor eventual 1 e Professor Eventual 2.

Houve ainda 362 profissionais que ingressaram na Prefeitura de São José via concurso público. Além de professores 1 e 2, a administração ainda convocou analistas em gestão municipal e procuradores.

A oferta de estágios, reduzida drasticamente em 2016, voltou a crescer no ano passado. De lá para cá, 1.422 estudantes ingressaram na Prefeitura como estagiários.

O investimento em novos talentos foi reconhecido em abril deste ano pelo CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola), que incluiu o município no ranking das 100 melhores empresas para se estagiar no país. A cerimônia de premiação aconteceu em São Paulo.

O resultado da nona edição do Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio foi divulgado após pesquisa com 3.841 estagiários de empresas brasileiras. O levantamento foi realizado em parceria com a ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos).