Dia D da vacinação contra a gripe terá 17 postos volantes
Atualizado em 07/05/2018 - 22:54
Vacinação H1N1   UBS Jd Paulista 24 04 2018
Todos os grupos de risco poderão se vacinar no próximo sábado (12) no Dia D da campanha - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant' Anna
Secretaria de Saúde

O Dia D da Campanha de Vacinação contra a gripe Influenza terá 17 postos volantes para atender a população de São José dos Campos neste sábado (12), em todas as regiões da cidade. O objetivo é imunizar os grupos de risco em locais de grande concentração de pessoas. Neste dia, não haverá atendimento nas unidades básicas de saúde.

Os postos de vacinação estarão em supermercados, unidades de pronto atendimento (UPA´s), associações de bairro e no Hospital de Clínicas Sul. O atendimento será das 8h às 12h ou das 8h às 17h, dependendo do local (veja relação abaixo). Alunos de faculdades de Enfermagem da cidade e voluntários do Rotary darão apoio à Prefeitura nesta ação. A Secretaria de Saúde recomenda apresentar a carteira de vacinação, sobretudo as crianças.

No Dia D da campanha, todos os grupos de risco poderão ser vacinados: idosos (pessoas com mais de 60 anos), crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas, indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e professores da rede pública e privada (com a apresentação do crachá ou alguma identificação funcional).

Em São José dos Campos, o público-alvo da campanha é de 139.604 pessoas, consideradas de risco para complicações para a gripe. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde para os municípios é vacinar 90% desta população. Até esta segunda-feira (7), foram vacinadas 34.541 pessoas. A campanha prossegue até o dia 1º de junho nas unidades básicas de saúde.

A influenza é uma doença respiratória causada pelo vírus tipo A e a vacina tem poucas contraindicações. Pacientes em estado febril grave não devem tomar a vacina, assim como pessoas que apresentaram reações anafiláticas após ingestão de ovo, em doses de vacinas anteriores ou a qualquer componente da vacina. Ela pode ser aplicada simultaneamente com qualquer medicamento ou outro tipo de vacina e não provoca gripe ou eventos adversos graves.

O período de incubação da influenza varia em média de um a quatro dias, porém, pode chegar a sete dias. O período de transmissão em adultos ocorre entre 24 horas antes do início dos sintomas e dura até três dias após o final da febre, o que em média é um período de sete dias no total. Nas crianças, o período de transmissão é mais longo, podendo durar de dez a 14 dias.

Locais de vacinação do Dia D da campanha

  1. Hospital Clínicas Sul (Parque Industrial) – 8h às 17h
  2. UPA Putim – 8h às 17h
  3. UPA Eugênio de Melo – 8h às 17h
  4. UPA Alto da Ponte – 8h às 17h
  5. UPA São Francisco Xavier – 8h às 17h
  6. Hipermercado Atacadão (Vila Industrial) – 8h às 12h
  7. Supermercado Carrefour (Aquarius) – 8h às 17h
  8. Coop Santana – 8h às 17h
  9. Coop Novo Horizonte – 8h às 17h
  10. Comercial Esperança (Centro) – 8h às 12h
  11. Farmácia Comunitária Petiti (Vila Ema) – 8h às 17h
  12. Mercado Alto da Ponte – 8h às 12h
  13. Savema – Sociedade Amigos da Vila Ema – 8h às 17h
  14. Supermercado Máximo (Bosque dos Eucaliptos) – 8h às 12h
  15. Supermercado Nagumo (Vista Verde) – 8h às 17h
  16. Supermercado Shibata (Jardim Oriente) – 8h às 17h
  17. Supermercado Walmart (Jardim Satélite) – 8h às 17h

MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde