Bibliotecas municipais têm programação especial no mês de maio
Atualizado em 07/05/2018 - 17:28
Biblioteca Municipal Cassiano Ricardo
Atividades culturais como: encontro com escritor, sarau, contação de histórias e cursos são parte da programação literária - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Para este mês de maio, as bibliotecas de São José dos Campos oferecem uma série de atividades culturais para toda a população. Oficinas, encontro com escritor, sarau, contação de histórias e curso fazem parte da programação literária da Biblioteca Pública Cassiano Ricardo, que fica na região central, da Biblioteca Hélio Pinto Ferreira (região oeste) e da Biblioteca Helena Molina (região leste).

A Biblioteca Pública Cassiano Ricardo realiza neste mês o Encontro com Escritor com Luana Helena, joseense autora do livro infantil “Um Gigante de Estrelas”, que acontece no dia 8, das 10h às 11h30. A escritora também participará de um sarau sobre seu livro “Visceral”, dia 22, no mesmo horário. As duas atividades são voltadas para o público infantil.

Em parceria com o Instituto Federal de São Paulo (IFSP), o curso de extensão “Formação cultural, preconceito e educação” é ministrado desde o dia 4 e segue nos dias: 11, 18 e 25, das 14h às 16h30, pelo Mestre em Educação, Marcos Natanael Faria Ribeiro. O curso é dedicado a professores da educação básica das redes pública e privada, estudantes de licenciatura ou pós-graduação na área da educação.

Oficinas

Nos dias 16 e 23, das 8h30 às 11h, haverá a Oficina Pedagógica, dedicada a professores e estudantes da área da educação, “Contar e Encantar”, com a Mestre em Educação Kelem Zapparoli. Também no dia 16, a Oficina Literária “Floradas Poéticas”, será ministrada pelo escritor Sandro Cuesta, entre 14 e 16h30. A classificação etária é a partir de 16 anos.

Já no dia 17, das 8h30 às 10h30, professores e estudantes de cursos relacionados à educação poderão participar da Oficina de Contação de História “Eco – Criatividade”, com o escritor Marcelo Guimarães. E também da oficina “Reciclar, recriar e transformar em história”, com a professora Silvelena Gianetti, das 14h às 16h30, no dia 28. Outra oficina acontece no dia 22, para o público infantil, a “Sonhos de Francisco”, entre 14h e 15h30, com o escritor Marcelo Fernandes.

Exposição

Durante todo o mês é possível visitar a exposição “Encontro Precioso”, da artista Gloriza José de Oliveira. A mostra conta com aquarelas e uma cortina composta por bonecas Abayomi, uma boneca originária de uma cultura milenar, da região da Nigéria, Benim, Togo e Costa do Marm, feita de retalhos de pano e tiras.

A Biblioteca Cassiano Ricardo recebe regularmente as visitas monitoradas que acontecem às terças ou quintas-feiras, no período da manhã ou à tarde e é feita em grupo e têm duração de aproximadamente 1h30. Além disso, a Biblioteca ainda possui a programação diária, com confecção de carteirinhas, espaço para leitura e empréstimo de livros. Todas as atividades podem ser agendadas por meio do telefone 3921-6330.

Mais opções

Para os leitores das regiões oeste e leste, a programação cultural segue também nas bibliotecas Hélio Pinto Ferreira e Helena Molina.

Livros infanto-juvenis estão à disposição dos frequentadores da Biblioteca Hélio Pinto Ferreira, no Jardim das Indústrias, nos dias 9, 11, 16, 18, 23 e 25 deste mês para a ‘Leitura na Árvore’, mediada pela professora Rita Sapucahy, as obras poderão ser lidas ao ar livre. Toda comunidade é convidada a participar, especialmente famílias com crianças e idosos.

O espaço irá receber também Contação de História, com o autor Sandro Cuesta, membro efetivo da Academia Joseense de Letras, que irá interagir com o público sobre sua obra infantil: “A aventura da garça Sophie” nesta quarta-feira (9), das 14h às 15h30. Durante todo o mês é possível ainda visitar a exposição das obras de mais de 50 anos de carreira literária da autora Marina Colasanti nas dependências da biblioteca. 

Já na Biblioteca Helena Molina, as atrações ficam por conta da exposição "Visceral", de Luana Helena, que acontece até o dia 30, e da "1ª Mostra Coletânea Texto de Leitores", que apresenta aos visitantes as produções escritas por leitores que frequentam a biblioteca do bairro Eugênio de Melo. O público infantil tem como opção Contação de História do livro “A Estrelinha do Mar”, da autora Bia Bedran, que será realizada pela professora Ana Paula Assis, nos dias 18 e 28, das 8h15 às 16h30.

A programação completa e mais informações estão disponíveis neste link.

Serviço:

Biblioteca Pública “Cassiano Ricardo”, localizada na rua XV de Novembro, nº 99, Centro

Telefones: (12) 3921-6330/ 3923-2275 | Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira, das 8h15 às 16h45

 

Biblioteca Pública “Hélio Pinto Ferreira”, localizada na rua Professor Henrique Jorge Guedes, nº 57, Jardim das Indústrias

Telefone: (12) 3931-2549 | Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira, das 8h15 às 16h50

 

Biblioteca Pública “ Helena Molina”, localizada na praça Emília Molina, nº 77 – Bairro: Eugênio de Melo

Telefone: (12) 3905-3001 | Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira, das 8h às 11h50 e das 13h às 16h50


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania