João do Pulo recebe mais de 570 alunos para competição de atletismo
Atualizado em 04/05/2018 - 17:44
Jogos Escolares / Jogos da REM no Poliesportivo João do Pulo 04 05 2018
Alunos de 22 escolas da rede municipal estiveram no Poliesportivo João do Pulo para participar das provas de atletismo e torcer pelos colegas - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Nesta sexta-feira (4), mais de 570 alunos, representando 23 escolas, estiveram no Centro Poliesportivo João do Pulo, no Jardim Satélite, região sul de São José dos Campos, para participar das provas de atletismo e torcer pelos colegas. As competições da 31ª edição dos Jogos Escolares da rede municipal acontecem durante todo o ano letivo e devem envolver mais de 5.700 alunos da rede  municipal. Durante esta semana aconteceram as competições de xadrez, dama e atletismo.

As práticas esportivas vivenciadas nos Jogos Escolares são uma forma de incentivar a interação entre alunos e proporcionar a eles diversas modalidades em ambiente seguro e com a orientação de profissionais de Educação Física.

“Acho importante o atletismo porque é um esporte-base, mais fácil para alguns alunos começarem por ele. Já os jogos são importantes também porque dão oportunidades para os alunos aprenderem a lidar com emoções, como: ansiedade, vitória e derrota, além do trabalho em equipe, e de conhecerem outros alunos de outros bairros. São vários aprendizados que vão além das medalhas, elas são legais também, mas o melhor é a experiência que eles levarão para a vida”, afirmou a professora de Educação Física, Geovanna Bellucci, da Emef Profª Sebastiana Cobra, que fica no Jardim das Indústrias (região oeste), que estava acompanhando um grupo de 14 anos, do 7º ao 9º ano da escola.

Entre os alunos, a ansiedade para entrar na pista e esperar o sinal para começar a competição era grande, muitos aproveitavam para treinar e fazer aquecimento nos espaços do poliesportivo antes de serem chamados para as provas.

“Vim competir no salto em distância, estou ansiosa porque tem meninas bem maiores do que eu, mas estou animada para tentar. Poder participar dos jogos é muito legal, dá uma emoção boa na gente, além de podermos aprender novos esportes”, disse a aluna Natalie Reis, de 13 anos, do 8º ano da Emef Profª Sebastiana Cobra, que além da corrida, adora jogar vôlei.

Na competição desta sexta-feira (4), os estudantes foram divididos nas categorias: sub-13 e sub-15, no masculino e feminino, para competir nas seguintes provas: 60 ou 75 metros rasos (conforme a categoria), 200 ou 400 metros rasos (conforme a categoria) e salto em distância. Ao final, os alunos vencedores subiram ao pódio para receber as medalhas de seus professores de Educação Física e da equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania.

A prática de atividade física faz parte do planejamento escolar da rede municipal de ensino e é bem vista como alternativa para a vivência de valores da formação humana e como forma de migrar as crianças e adolescentes para um mundo com hábitos saudáveis e qualidade de vida.