Escola trabalha valores humanos e conscientiza contra o bullying
Atualizado em 04/05/2018 - 23:06
Projeto Prevenção ao Bullyng no  Emef Professora Sebastiana Cobra 04/05/2018
Projeto da Emef Profª Sebastiana Cobra, no Jardim das Indústrias (região oeste), aborda a conscientização contra o bullying de forma didática e artística envolvendo alunos e professores - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Neste semestre, a equipe escolar da Emef Profª Sebastiana Cobra, no Jardim das Indústrias (região oeste) tem trabalhado com alunos sobre cidadania e prevenção ao bullying através do projeto Construindo Valores que, nesta sexta-feira (4), realizou diversas atividades artísticas e pedagógicas com as turmas da manhã e da tarde. Orientados pelos professores, os alunos prepararam cartazes, peças teatrais e toda uma programação pautada na valorização da vida e dos valores humanos.

“O grupo de professores sentiu necessidade de abordar o assunto da prevenção ao bullying e então resolvemos fazer um dia especial para isso, como foco no respeito e nos valores. A mensagem mais importante é a de sempre ter respeito. Fazemos um trabalho diário, todos juntos, em prol da conscientização dos nossos alunos e esperamos que eles aprendam e, no futuro, possam disseminar essas ideias e valores”, explicou a professora de Geografia, Neide Carvalho Marques.

A atmosfera diferente tomou conta do pátio, da quadra e dos corredores da escola, todos decorados com a temática do projeto afim de provocar uma reflexão aos alunos. A programação contou com convidados como o oficial de promotoria, Laércio Simões dos Santos, que palestrou sobre a prevenção do bullying envolvendo os alunos em uma abordagem dinâmica, o grupo de dançarinos da Associação Síndrome de Down (Asin) de São José dos Campos e a escritora Christina Hernandes, que participou no período da tarde de uma roda de conversa.

O projeto tem como principal objetivo propagar valores humanos e a cidadania entre os alunos como prevenção ao bullyng e em prol de atitudes respeitosas, sempre primando por um ambiente saudável e acolhedor na escola e além dela.

E o objetivo tem sido alcançado, entre as poesias recitadas para a plateia de alunos uma marcou pela mensagem singela: "um carinho é muito melhor do que qualquer tipo de agressão". O grupo das alunas do 7º ano C, Maria Victória Saes, Maria Letícia Barbosa, Beatriz Vasconcelos de Sousa e Mariana Namie foi um dos que preparou uma apresentação para abordar o assunto com os colegas da escola. Juntas, as meninas desenvolveram um roteiro de teatro e confeccionaram fantoches para a peça que, segundo elas, é uma forma artística de levar informação correta para prevenir a violência.

“A experiência que tivemos de preparar e apresentar a peça foi muito legal e nos deixa o recado de "não faça com o outro o que você não quer que façam com você", é simples e importante", disse Maria Letícia, de 13 anos.

“Acho muito importante falar sobre bullying e como a gente deve lutar contra isso porque, por mais que muitas pessoas já saibam, tem outras tantas que não enxergam isto como errado e até podem praticar por não saber, então, todo aviso e informação são necessários”, completou Maria Victória, de 12 anos.