Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade
O Distrito de São Francisco Xavier recebe, neste sábado (5), o primeiro fórum regional para debater com a população as propostas para atualização do Plano Diretor, lei que organiza o desenvolvimento e o funcionamento do município. O fórum acontece às 9 horas na Emef Mercedes Rachid Edwards, localizada na Estrada Municipal Vereador Pedro David, 19.251.
Serão 10 fóruns realizados em todas regiões da cidade de 5 a 16 de maio. Os encontros serão realizados durante a semana no período da noite em equipamentos públicos e outros locais de fácil acesso à população. Na zona rural os encontros serão realizados aos sábados pela manhã.
Na segunda-feira (7) o fórum será realizado às 18h45 na região oeste, na Emef Profª Sebastiana Cobra, Rua dos Amores-Perfeitos, 95, Jardim das Indústrias, na região oeste.
O objetivo dos fóruns é receber as contribuições da sociedade para a consolidação dos objetivos e diretrizes de desenvolvimento sustentável que irão integrar a nova legislação.
Durante os fóruns, a Prefeitura apresentará a proposta preliminar de objetivos, diretrizes e estratégias elaboradas a partir da análise dos problemas, oportunidades e prioridades apresentadas pela comunidade durante as oficinas comunitárias, em que se deu a elaboração do diagnóstico do município.
As diretrizes de desenvolvimento sustentável devem ser resultado da ampla participação social, debatendo de forma democrática os rumos que a cidade deve tomar no futuro visando garantir a melhoria da qualidade vida da população, sob os aspectos de acesso a moradia, saneamento, mobilidade, preservação ambiental, acesso a serviços e equipamentos públicos, trabalho, educação, cultura e lazer, infraestrutura, urbana, desenvolvimento econômico, entre outros eixos.
O Conselho Gestor do Plano Diretor, formado por representantes dos diversos segmentos da sociedade civil (universidades, ONG´s ambientalistas, movimentos populares, sindicatos, entidades profissionais, etc.) definiu a metodologia dos trabalhos em conjunto com a Prefeitura. Os conselheiros acompanham todas as etapas do processo de revisão do Plano Diretor, atuando na definição de metodologias e formas de assegurar a participação da sociedade.
Os trabalhos são conduzidos pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade com o apoio do Ipplan (Instituto de Pesquisa, Administração e Planejamento), que está atuando na capacitação dos facilitadores, coordenação da dinâmica dos fóruns e sistematização das informações obtidas durante o processo.
Diagnóstico
Todas as propostas do Plano Diretor são pautadas no amplo conjunto de informações obtidas na construção participativa do diagnóstico do município e visam atender as demandas e expectativas da comunidade.
A leitura técnica contemplou estudos que geraram uma série de mapas temáticos dos aspectos físicos, territoriais e sociodemográficos, bem como relatórios referentes à caracterização geral do município, as políticas públicas setoriais e sobre o distrito de São Francisco Xavier.
Já a leitura comunitária foi obtida por meio de oficinas realizadas em todas regiões da cidade. Só em 2017, participaram mais de 800 joseenses, que opinaram e apontaram prioridades para a região.
Também contribuíram com o diagnóstico da cidade as participações por meio da plataforma digital, com 664 respostas à pesquisa de percepção sobre a cidade e envio de 250 ideias e sugestões.
Calendário
O calendário completo das oficinas está disponível no portal do Plano Diretor (planodiretor.sjc.sp.gov.br), canal interativo pelo qual também é possível consultar os estudos, mapas e relatórios produzidos durante a etapa de diagnóstico, assim como materiais educativos e de comunicação. Por meio da plataforma o cidadão também pode encaminhar sugestões e propostas para o projeto de lei.
Plano Diretor
O Plano Diretor (Lei Complementar Municipal 306/2006) é uma lei municipal que organiza o desenvolvimento e o funcionamento do município. O Plano vale para todo a cidade, ou seja, para as zonas urbana e rural, e deve ser revisado a cada dez anos, conforme preconiza o Estatuto da Cidade (Lei Federal nº 10.257/2001). A atual legislação de São José dos Campos foi elaborada em 2006 (lei 306/2006).
Ele orienta a construção de políticas de ordenamento territorial, habitação, mobilidade, saneamento, preservação ambiental, entre outras, que devem ser planejadas de forma integrada, tendo em vista melhorar as condições de vida da população.
Calendário das reuniões
05/05/2018 (sábado)
9h
Emef Mercedes Rachid Edwards
Estrada Municipal Vereador Pedro David, 19251
São Francisco Xavier
07/05/2018 (segunda-feira)
18h45
Emef Profª Sebastiana Cobra
Rua dos Amores-Perfeitos, 95
Jardim das Indústrias
08/05/2018 (terça-feira)
18h45
Centro da Juventude
Rua Aurora Pinto da Cunha, 131
Jardim América
09/05/2018 (quarta-feira)
18h45
Casa do Idoso Norte
Rua Carlos Belmiro dos Santos, 99
Santana
10/05/2018 (quinta-feira)
18h45
Emef Profª Lúcia Pereira Rodrigues
Praça IV Centenário, 401
Jardim Santa Fé
11/05/2018 (sexta-feira)
18h45
Emef Profª Sônia Maria Pereira da Silva
Rua dos Alfaiates, 321
Novo Horizonte
12/05/2018 (sábado)
09h
Capela Nossa Senhora do Bonsucesso
Estrada Juca de Carvalho, 18005
Bonsucesso
14/05/2018 (segunda-feira)
18h45
Emei Profª Valéria Aparecida de Almeida Vasconcelos
Estrada Arcílio Moreira da Silva, 191
Residencial Gazzo
15/05/2018 (terça-feira)
18h45
Emef Profª Palmyra Sant'anna
Avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira, 6907
Vila Industrial
16/05/2018 (quarta-feira)
18h45
Casa do Idoso Centro
Endereço Rua Euclides Miragaia, 508
Centro
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.