Prefeitura conclui pregão para o fornecimento de 30 carros elétricos para a GCM
Atualizado em 04/05/2018 - 17:02
Carros da Guarda Municipal  05 02 2018
A frota atual de carros leves da GCM será substituída por 30 veículos 100% elétricos - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Proteção ao Cidadão

A empresa BYD do Brasil Ltda. venceu, na manhã desta quinta-feira (3), o pregão presencial realizado para definir a fornecedora de 30 carros elétricos que irão renovar a frota de carros leves da GCM (Guarda Civil Municipal) de São José dos Campos.

A nova frota será composta por 30 veículos leves de quatro portas, com capacidade mínima para cinco lugares e motor 100% elétrico. A operação prevê a locação dos veículos pelo período de 36 meses.

A vencedora apresentou preço inicial de R$ 119.400 para um valor de referência de R$ 120 mil. Ao final do pregão, ainda reduziu seu preço para R$ 117 mil. Além da BYD, participou do pregão a BPMV Serviços Ltda. As duas empresas são de Campinas (SP).

Como as empresas desistiram de apresentar recurso, o resultado do pregão foi homologado e o contrato deverá ser assinado nos próximos dias.

Economia

Para a Prefeitura, o resultado do pregão apontou uma redução ainda maior que o previsto no impacto econômico-financeiro da substituição da frota da GCM. Além da economia esperada com a substituição da frota atual por uma com veículos 100% elétricos, o resultado do pregão trouxe uma economia adicional de mais de R$ 200 mil no valor total do contrato.

Os 30 carros elétricos da GCM vão formar, segundo pesquisas realizadas, a maior frota de veículos de uma força de segurança no Ocidente, sendo superada, no mundo, apenas pela China.

Modernidade

Os 30 carros elétricos da frota da GCM serão mais econômicos, não poluentes, com menor custo de manutenção e ótimo desempenho.

Todo o custo da operação dos carros elétricos será suportado com o dinheiro recebido de royalties do petróleo.

O impacto ambiental também será menor. Como um veículo a combustão precisa de 111 árvores para sequestrar os gases emitidos em um ano, com a frota elétrica a Prefeitura ajuda a preservar em torno de 3.330 árvores anualmente.

Outras vantagens são o silêncio dos veículos em movimento devido ao motor elétrico, a disponibilidade permanente da frota – que é garantida pela empresa contratada – e a não emissão de ruídos ou gases, entre outros benefícios.