Pedestres da região leste ganham mais duas faixas elevadas
Atualizado em 05/07/2018 - 11:30
Campanha de conscientização
Travessia elevada implantada na rua Edilson Sabino dos Santos, no bairro Dom Pedro, região sul - Foto: Divulgação

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou, nesta semana, a construção de mais duas travessias elevadas. Desta vez, os pedestres que circulam pela Rua Vinte e Um de Abril, no distrito de Eugênio de Melo, e Rua José de Paula da Silva, no Jardim Itapoã, ambas na região leste, serão beneficiados pela melhoria.

Na última semana, os trabalhos foram concluídos na faixa elevada da Rua Edilson Sabino dos Santos, no bairro Dom Pedro, região sul.

Desde o início do ano, já foram contempladas as ruas Cel. José Monteiro (centro); Itatiaia, no Jardim Santo Onofre (sudeste); Emílio Marelo, Jardim das Indústrias (oeste); São Jerônimo e João Rodolfo Castelli, ambas no Putim (sudeste). No ano passado foram implantadas 16, contemplando todas as regiões.

Os trabalhos estão sendo realizados pela Urbam (Urbanizadora Municipal).

Segurança do pedestre

A implantação das travessias visa aumentar a segurança do pedestre no trânsito. Conforme preconiza o Código de Trânsito Brasileiro (art. 70, cap. IV), os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições do Código.
No que se refere à segurança, o pavimento elevado obriga o motorista a reduzir a velocidade do veículo, oferecendo assim mais tranquilidade aos pedestres na hora de atravessar.
Para a acessibilidade, a travessia no mesmo nível da calçada também traz melhorias uma vez que facilita o deslocamento de pessoas idosas, com deficiência e até mesmo mães com carrinho de bebê.
Prioritariamente, as travessias elevadas são feitas em áreas de grande circulação de pessoas, como escolas, centros poliesportivos e unidades de saúde.