Parque Santos Dumont tem limpeza de lago, pintura e paisagismo
Atualizado em 03/05/2018 - 16:44
Limpeza do Lago principal do Parque Santos Dumont  03 05 2018
Funcionários da Prefeitura limpam lago principal do Parque Santos Dumont, na região central - Foto: Divulgação

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos ampliou os serviços de conservação do Parque Santos Dumont, um dos principais cartões postais da região central.

Até o próximo dia 11, será concluída a limpeza do lago principal. Os outros dois lagos, incluindo o japonês, receberão o mesmo tratamento até o mês que vem.

O trabalho está sendo realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade.

No Parque Santos Dumont, as equipes da Prefeitura realizam serviços constantes de limpeza dos lagos e lavagem e manutenção do tanque de peixes.

A área de lazer possui três lagos, que juntos possuem 9.000 peixes, entre tilápias, carpas, lambaris e bagres.

Parque da Cidade

Já no Parque da Cidade, outro cartão-postal de São José, no último dia 25 a Prefeitura promoveu a aplicação de uma tecnologia australiana de despoluição de água em um dos lagos da área de lazer.

Com a participação de estudantes, o trabalho foi realizado pela startup O2Eco, que é de São José e representou a cidade no 8º Fórum Mundial da Água.

Foram introduzidos no lago placas contendo hidrocarboneto (parafina) e nanominerais, que têm como objetivo bioestimular a proliferação de bactérias benéficas, eliminando as bactérias ruins.

De acordo com os representantes da startup, em um prazo máximo de um mês já será possível observar resultados positivos e em no máximo seis meses o lago estará totalmente limpo, com esta situação perdurando por até 3 anos.

De acordo com técnicos da Secretaria de Manutenção da Cidade e da Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade, se o projeto for bem-sucedido e se mostrar eficaz, poderá ser adotado posteriormente na limpeza de lagos, rios e córregos da cidade.

Manutenção

No Parque Santos Dumont, além da limpeza do lago principal nesta semana estão sendo realizados serviços de pintura de bancos e dos brinquedos do playground, demarcação da pista de caminhada e paisagismo.

Todas as ações que estão sendo implementadas visam deixar o tradicional cartão postal do município ainda mais atraente para a população.

Em 2017, foi realizado o restauro completo do protótipo do avião Bandeirante, que foi devolvido ao parque no aniversário de São José, em julho, com iluminação especial de LED nos faróis das asas e no trem de pouso.

Também no ano passado, foi executada a limpeza da réplica do avião 14 Bis e das maquetes de foguetes da família Sonda.

Cartão postal

Localizado na região central da cidade (rua Prudente Meirelles de Moraes, 1000, Vila Adyanna), o Parque Santos Dumont ocupa uma área de 46.500 metros quadrados.

Exibe vasta área verde e de lazer, com pista para caminhada e equipamentos de ginástica para prática de exercícios e corridas, quiosques com churrasqueiras, pista de skate e playground, entre vários outros atrativos.

No local, também funcionam duas escolas municipais.

O horário para caminhada é das 4h às 22h. Já para uso do playground, o visitante pode utilizar o espaço das 7h às 20h. Informações pelo telefone 3921-7066.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Manutenção da Cidade