Começa a campanha de Prevenção do Câncer Bucal nas UBS’s
Atualizado em 06/05/2018 - 18:24
Inauguração da nova Ubs Resolve Novo Horizonte
A campanha de prevenção do câncer bucal acontece nas unidades básicas até o dia 11 de maio - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

Durante a campanha de vacinação contra gripe (Influenza), a Prefeitura de São José dos Campos promove a Campanha de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal nas unidades básicas de saúde. A ação começou na  quarta-feira (2) e prossegue até 11 de maio.

O objetivo é orientar as pessoas que estão se vacinando, sobretudo idosos, a fazer uma avaliação por profissionais da área odontológica para localizar possíveis lesões na boca.

Para realização dos exames, os dentistas que atuam em ambiente escolar são envolvidos, bem como os profissionais lotados nas UBS’s. No ano passado, a campanha realizou 8.810 atendimentos.

Durante a campanha, os idosos são orientados a eliminar os fatores de risco, como o ajuste incorreto das próteses, a necessidade de tratar os dentes e a importância da higiene bucal. Também são alertados a combater o álcool e o tabagismo e a usar filtro solar sempre que se expor ao sol. Outra recomendação importante é a manutenção de uma dieta saudável, rica em frutas e vegetais.

Toda a equipe de saúde bucal da Prefeitura, formada por dentistas e técnicos em saúde bucal, são capacitados anualmente sobre temas relacionados à importância do diagnóstico precoce do câncer bucal.

Mais dentistas

A Prefeitura de São José dos Campos lança, nesta sexta-feira (3), o edital para concurso público com oferta de 35 vagas para cargos de nível médio e superior. Um dos cargos com vagas abertas é o de Dentista, que exige formação na área e oferece salário de R$ 3.401,26.

As inscrições começam na próxima segunda-feira (7) e podem ser feitas no endereço eletrônico www.ibamsp-concursos.org.br. A taxa de inscrição para as vagas de ensino médio é de R$ 45 e para ensino superior, R$ 80.