Alunos de São José participam de formatura do Proerd
Atualizado em 03/05/2018 - 21:34
Formatura do Proerd - 03-05-2018
Mais de 1.360 alunos do 5º ano do ensino fundamental de 15 escolas das redes de ensino estadual e municipal de São José dos Campos, participaram nesta quinta-feira (3) da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar (PM). - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Em clima de festa e com plateia cheia, mais de 1.360 alunos do 5º ano do ensino fundamental de 15 escolas das redes de ensino estadual e municipal de São José dos Campos, participaram nesta quinta-feira (3) da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), da Polícia Militar (PM).

Entre os alunos, mais de 700 estudantes são da rede de ensino municipal. A festa contou também com a presença de policiais militares, professores, familiares dos alunos e autoridades municipais. O evento aconteceu em dois períodos, de manhã e de tarde, na Igreja Evangélica Assembleia de Deus Convenções, que fica no Jardim Aquarius, na região oeste.

“Luz, câmera, ação” é um dos lemas do Proerd, que foi decorado e repetido diversas vezes durante a cerimônia pelos alunos animados. A finalidade do Programa, que é parte dos trabalhos da PM em ação conjunta com as escolas e a comunidade, é reconhecer pressões e influências diárias que levam os estudantes ao uso de drogas e à prática da violência.

A abordagem é bem vista pelos familiares dos alunos como a técnica em enfermagem, Kênia da Silva Freitas, que é mãe do aluno do 5º ano da Emef Profª Homera da Silva Braga, Thiago Freitas Oliveira Pinto.

“A conscientização nesta idade em que eles estão é ideal e contribui muito para reforçar o que já ensino em casa. A família dá a base que é reforçada com essas iniciativas, isto é muito bom”, afirmou.

Para Thiago e o colega, também do 5º ano, Lucas da Silva Santana, de 10 anos, a abordagem dinâmica e leve das atividades do Proerd marcou a experiência de forma positiva.

“Foi muito legal participar, gostei muito das brincadeiras e de todos que conheci, aprendi que devemos ter consciência para escolher um bom caminho para a vida. Todos deveriam participar”, comentou Thiago.

“O policial brincava bastante e ensinava muito pra gente, com as brincadeiras aprendi que devemos ficar longe das drogas, é algo ruim que só faz mal para a nossa vida”, completou Lucas.

Segundo a comandante da PM no Vale do Paraíba, a coronel Eliane Nikoluk,“o trabalho do Proerd vem colaborar, suplementar e fortalecer os valores de base, que são passados pela família e pela escola, valores como respeito às pessoas, respeito à família, valorização das pessoas e da vida dando ferramentas para que a criança não se torne vítima nem das drogas e nem da violência. É um trabalho de longos anos que vem trazendo excelentes resultados”.

Na região sul de São José dos Campos, o Programa é desenvolvido pelos policiais cabo Queiroz e Cabo Fábio, ambos comandados pelo Capitão Wagner Guimarães De Asi. Na formatura desta quinta-feira, sete escolas municipais estiveram presentes. Foram elas: Emef Profª Ruth Nunes da Trindade (Parque Interlagos), Emef Profª Homera da Silva Braga (Jd. Morumbi), Emef Profª Martha Abib Castanho (Jd. Satélite), Emef Profª Therezinha do Menino Jesus Nascimento (Dom Pedro I), Emef Profª Jacyra Vieira Baracho (Jd Veneza) e Emef Dom Pedro de Alcântara (Dom Pedro I) e Emef Profª Otacília Madureira de Moura (Vila Nova Conceição).

O programa

Entre os objetivos do Proerd está o ensino aos estudantes de boas estratégias de tomada de decisão para ajudá-los a desenvolver habilidades que os permitam conduzir suas vidas de maneira segura e saudável, de modo que os jovens estejam capacitados para fazerem escolhas livres do abuso de drogas, violência e outros comportamentos perigosos. O Programa trabalha ainda questões de civismo, cidadania e valores humanos.

O Proerd foi criado em 1983 nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em 1992. Em São José atua há cerca de 18 anos.