FCCR assina contrato com responsáveis de projetos do FMC
Atualizado em 02/05/2018 - 15:42
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Neste ano houve um número recorde de 165 propostas inscritas - Ilustração/FCCR - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

Proponentes de 33 projetos culturais aprovados pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, para receberem patrocínio do Fundo Municipal de Cultura (FMC), têm até esta sexta-feira (4) para apresentar os documentos exigidos pelo edital e assinar contrato com a instituição. Este ano, houve um número recorde de 165 propostas inscritas.

Os projetos contemplados atendem oito áreas distintas: Artes Visuais, Bolsa de Aprimoramento Técnico Artístico, Criação e Publicação Literária, Criação e Temporada em Teatro, Dança, Música e Circo, Cultura Digital, Diversidade: Gênero e Etnia, Primeiras Obras e Temporada Artística em Espaços Independentes.

Para o diretor da Cia. Circo e Arte, Anthony Thiago de Aquino Silva, responsável por um dos projetos aprovados na área de Criação e Temporada em Teatro, Dança, Música e Circo, com a peça ‘Hoje tem Marmelada’, “os fundos de fomento, como o FMC, são muito importantes para o setor, pois possibilitam que mais pessoas tenham acesso à cultura, além de incentivarem a criação e a produção cultural”.

O escritor Roberval Rodolfo considera que “a existência do FMC é essencial para fomentar e incentivar cada vez mais a cultura, beneficiando diretamente a população, que pode usufruir dos seus resultados”. Roberval é proponente do projeto aprovado na área de Criação e Publicação Literária, que prevê a publicação de uma segunda edição do livro ‘Um grito no Vale – Contos Assombrados’, do qual ele é um dos autores.

Novos editais

A partir de julho de 2018 outros oito editais serão abertos, com previsão de um novo investimento para 2019, que pode chegar a R$ 1,5 milhão. Neste caso, as quatro primeiras áreas vão se repetir e outras quatro serão atendidas, podendo beneficiar até 39 projetos. Serão elas: Apoio a Grupos e Manifestações de Cultura Popular, Audiovisual, Arquitetura e Design e Artes Integradas/Interartes.

O FMC foi criado em 2013 e representa um mecanismo de fomento à cultura com recursos diretos para financiamento de projetos artístico-culturais individuais ou de grupos, coletivos e instituições que atuam no setor. Sua gestão é feita pela Fundação Cultural e pelo Conselho Gestor do FMC, composto por membros da Prefeitura e da sociedade civil.

Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana

(12) 3924-7300 / 7341