Seminário sobre prevenção encerra a Semana Mundial de Combate às Drogas
Atualizado em 29/06/2018 - 18:12
Seminário Semana Mundial Combate as Drogas no Centro da Juventude 29 06 2018
O seminário "Prevenção: o que é possível?”, foi ministrado pela psicóloga Neliana Buzi Figlie, referência na área de dependência química - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão, realizou nesta sexta-feira (29) o seminário "Prevenção: o que é possível?”, ministrado pela psicóloga Neliana Buzi Figlie, referência na área de dependência química, com cinco livros publicados sobre o tema, com ênfase em tratamento e prevenção.

“O Brasil tem uma mentalidade muito curativa e fica muitas vezes na fala de que não dá para fazer prevenção. Hoje iremos mostrar que podemos fazer sim, cada qual dentro do seu ambiente, fazendo intervenções preventivas dentro de casa, na própria família, estabelecendo consciência crítica, resolução de problemas, habilidades de comunicação, observando se existe algum transtorno psiquiátrico, alguma dificuldade de aprendizagem... Eventos como esses são fundamentais para mostrar às pessoas a diferença entre prevenção, que é olhar bem antes do problema acontecer e o que é tratamento”, disse a especialista.

O evento encerrou a Semana Mundial de Combate às Drogas, que teve início no último domingo (24) com uma caminhada no centro da cidade.

O objetivo dessa semana, que fez alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas (26 de junho), instituído pela Organização Mundial de Saúde, foi de conscientizar a população, por meio de diversas ações, sobre os malefícios que acometem as pessoas que fazem o uso indevido do álcool e de outras drogas, sejam elas licitas ou ilícitas, estimulando a prevenção.

Ex-usuário de drogas, S.R.O., 38 anos, afirma que a solução na prevenção. “Eu já estava em situação de rua, sem muita opção, enxergando a morte de perto. Tive forças de pedir ajuda na Prefeitura para tratamento e consegui resgatar meus valores. Hoje eu consigo planejar a minha vida e sonhar de novo. Acredito que a prevenção é o único caminho, nas escolas, em casa, levando informação para que os jovens não se percam”.

Informações:

politicassobredrogas@sjc.sp.gov

3909.2674 e 3909.2620


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

×