Pacientes do Jardim Paulista aprovam a UBS Resolve
Atualizado em 29/06/2018 - 18:51
Entrega da Ubs Resolve do Jardim Paulista. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 29-06-2018
A previsão é realizar cerca de 6 mil exames laboratoriais por mês na UBS Resolve do Jardim Paulista - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Unidade Básica de Saúde do Jardim Paulista, 14ª a receber o programa UBS Resolve, começou a coletar exames laboratoriais dos seus pacientes nesta sexta-feira (29). Os primeiros pacientes agendados começaram a fazer a coleta por volta de 7h30 e aprovaram a iniciativa da Prefeitura.

É o caso de José Alves de Viana, morador do Jardim São José. Segundo ele, a medida facilita muito para a população, que não terá mais que se deslocar para um posto de coleta do laboratório Valeclin, parceiro da Prefeitura. “Ajuda muito para a minha família”, afirmou.

A UBS do Jardim Paulista tem 27.423 usuários cadastrados. Conta com 7 clínicos, 2 pediatras e 1 ginecologista. A estimativa é realizar mais de 6 mil exames laboratoriais por mês dentro da própria unidade.

O conceito do programa UBS Resolve veio com o objetivo de tornar a unidade básica de saúde mais resolutiva. A coleta de exames é feita todos os dias nas unidades básicas que já receberam esse novo conceito, evitando o deslocamento do paciente ao laboratório Valeclin, parceiro da Prefeitura.

Os exames com solicitação de urgência são colhidos imediatamente na própria UBS. Já os exames de rotina são agendados e realizados próximos ao retorno da consulta, para garantir a sua eficácia.

Na atenção básica, além da coleta, as rotinas das UBS´s também passaram a incorporar novos procedimentos, como sistema de acolhimento por parte da enfermagem, adoção de novos protocolos de assistência médica, gerência da UBS junto à recepção e agendas abertas todos os dias.

A próxima UBS a receber o programa será a unidade do Jardim das Indústrias, no dia 31 de julho.

Unidades onde o UBS Resolve está presente

• Eugênio de Melo (leste)
  • Jardim São José 2 (leste)
  • Residencial União (sul)