Melhorias na Praça das Bandeiras trazem benefícios ao trânsito
Atualizado em 29/06/2018 - 18:00
Mobilidade Urbana
Os trabalhos contemplaram a ampliação da praça, tendo em vista aumentar a capacidade de tráfego - Foto: PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos concluiu, nesta sexta-feira (29), os trabalhos de ampliação da Praça das Bandeiras, no Jardim Estoril, região sul. Apesar do pouco tempo de implantação, quem utiliza o local já reconhece os benefícios trazidos pelas mudanças.

Para o vendedor autônomo Afonso Machado de Assis, 63 anos, que trabalha há 20 anos na Praça das Bandeiras, a obra já melhorou o trânsito local. Ele disse ainda que no começo as pessoas estranharam, mas agora já estão aprovando. “Precisa de um tempo para o motorista se adaptar, mas já trouxe benefícios”, afirmou.

Rafael Augusto de Oliveira, tem 37 anos e trabalha como açougueiro no supermercado próximo à praça. Para ele, a obra desafogou o trânsito e trouxe melhorias no que se refere à segurança. “Antes era confuso. Agora melhorou bastante, tanto para os pedestres, quanto para os motoristas”.

Os trabalhos contemplaram a ampliação da praça, tendo em vista aumentar a capacidade de tráfego. A implantação dos semáforos permitiu a melhor organização do trânsito, trazendo mais segurança, inclusive, para quem passa a pé pelo local.

Rua Campo Belo volta a ser mão dupla

Durante a obra, foi implantada a mão única na avenida Campo Belo, no sentido da avenida Salinas. Como a mudança aumentou o trânsito de veículos na rua Pouso Alegre, que é uma via local, a alteração foi cancelada.

Atendendo à solicitação dos moradores, a rua Campo Belo voltou a ter duplo sentido de circulação. Entretanto, agora a via conta com duas faixas de rolamento para quem pretende acessar o bairro e uma para o condutor que pretende seguir para a avenida Andrômeda.

Ponto de ônibus foi realocado para a Andrômeda

Em função das mudanças feitas na Praça das Bandeiras, o ponto de ônibus instalado no local precisou ser realocado para a avenida Andrômeda. Atualmente, a parada dos coletivos conta apenas com uma placa, que será substituída por um abrigo nos próximos dias.