Sarau em São Francisco aproxima a comunidade do ambiente escolar
Atualizado em 04/07/2018 - 11:54
Sarau de poesia SFX
O projeto "O lugar onde moro", permitiu aos alunos de São Francisco Xavier a criação de uma série de histórias e poemas - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Em um projeto sobre poemas, os alunos do 3º ano da Emef Mercedes Rachid Edwards, do distrito de São Francisco Xavier, organizaram e apresentaram um sarau para os colegas da escola e a comunidade. A atividade aconteceu na tarde desta quinta-feira (28) e reuniu cerca de 120 pessoas.

A natureza deixa um charme especial em São Francisco e esse ambiente inspirou os alunos na criação de textos sobre "O lugar onde moro". Além da própria produção, os estudantes também recitaram obras de autores conhecidos.

O trabalho faz parte da matriz curricular da rede municipal de ensino, que visa estudar gêneros textuais, entre eles, o poema. Em sala de aula, conheceram obras consagradas de autores como Cecília Meireles, Vinícius de Morais, entre outros.

Os estudantes também trabalharam com um livro, produzido por alunos, de Monteiro Lobato, com uma temática parecida sobre o distrito de São Francisco Xavier. Todo o projeto ocorreu nas salas de aula e sala de leitura, com a supervisão e auxílio dos profissionais da escola.

“Tivemos a ideia para estimulá-los a criar suas próprias poesias e as professoras me ajudaram a levar isso para a sala de aula. Apresentei o livro na Sala de Leitura, contei várias poesias e, na sala de aula, eles criaram suas poesias e contaram para mim. Hoje, os alunos apresentaram para os pais e à comunidade. Foi emocionante, um projeto muito gratificante”, contou a professora de Sala de Leitura, Thaís Elaine da Silva.

“O trabalho com poesia é muito rico, poder envolver os alunos também é importante. Eu gostei porque eles viram que todos são capazes de criar poesias. Foi maravilhoso ver o esforço e a superação deles, vi a leitura fluente de muitos, é encantador”, afirmou foi a professora Elisa Maria Cesar Parmera, em depoimento muito animado.

O projeto "O lugar onde moro" permitiu aos alunos a criação de uma série de histórias com perspectivas diferentes sobre a localidade através da arte da escrita. “Fazer a poesia foi fácil, mas na hora de apresentar fiquei nervosa e ansiosa. Depois, fiquei muito emocionada, pois todo mundo foi muito bem”, disse a aluna Ana Beatriz Alves de Oliveira, de 8 anos.

Para a estudante, o que mais gosta no distrito de São Francisco é do contato com a natureza, o ar puro para respirar e as cachoeiras. “Aprendi que os lugares são diferentes e que cada um tem seu jeito de escrever. Hoje vimos muitas pessoas emocionadas e orgulhosas com nosso trabalho, foi muito bom”, destacou.

Já a aluna Ana Lívia Vieira, de 8 anos, gosta das festas populares que acontecem no lugar. E, além da poesia, se encanta pela leitura de contos de fada. “Meu coração bateu forte e fiquei nervosa na hora, mas no fim, gostei muito desta experiência”, contou.

“Cada um, com sua habilidade, conseguiu participar deste projeto. O trabalho ficou lindo porque foi feito por todos e o sarau é um momento diferente e especial porque a escola compartilha suas experiências com a comunidade”, completou a professora Kelly Renata Alves de Oliveira.