Blitze da Lei Seca autua oito condutores após jogo da seleção
Atualizado em 28/06/2018 - 19:18
Mobilidade Urbana
As blitze da Lei Seca são realizadas após os jogos do Brasil para preservar a segurança no trânsito da cidade - Foto: PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

Cinco operações da Lei Seca foram montadas em diversos pontos de São José dos Campos para preservar a segurança de todos que circulavam pelas ruas no final da tarde de quarta-feira (27), após o apito final do jogo que classificou a seleção brasileira para as oitavas de final da Copa do Mundo. Em aproximadamente 3 horas de ação, 87 pessoas foram abordadas, destas, 8 cometeram infrações relacionadas a alcoolemia ao volante.

Dos condutores autuados, 7 foram enquadrados no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que trata da recusa em submeter-se ao teste do bafômetro. Neste caso, o valor da multa, bem como a medida administrativa é a mesma do condutor que é flagrado no teste, R$ R$ 2.934,70, com suspensão do direito de dirigir por doze meses.

Na operação realizada em uma rodovia que corta a cidade, um condutor foi autuado por crime de trânsito, previsto no artigo 306 do CTB. Neste caso, além da multa e da suspensão do direito de dirigir, o condutor está sujeito a detenção de seis meses a três anos.

Quem dirigia de acordo com as leis de trânsito foi parabenizado pela equipe, posou para fotos com as placas da campanha e ainda recebeu o cartão verde, criado no futebol para estimular boas atitudes em campo. No contexto do trânsito, a proposta é valorizar e incentivar o comportamento seguro por parte dos condutores.

As blitze  integram a campanha “Seleção Lei Seca #PorMaisSorrisos" e foram realizadas pela Prefeitura, com a equipe de agentes de trânsito e guarda civil municipal, em parceria com o Detran, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Estadual e Federal.

#PorMaisSorrisos

A campanha Seleção Lei Seca #PorMaisSorrisos visa conscientizar os condutores sobre os riscos de beber e dirigir e consequentemente reduzir o número de acidentes durante a Copa do Mundo, período em que o consumo de bebida alcoólica aumenta.

Além das blitze de fiscalização, a campanha também conta com ações educativas em bares, neste período realizadas em parceria com os times masculino e feminino de futebol do São José Esporte Clube.

Além das abordagens nos bares, os times do São José também serão os personagens da campanha da Lei Seca nas redes sociais oficiais da Prefeitura. Aproveitando o espírito esportivo promovido pelos jogos, fotos das equipes com placas e mensagens educativas serão publicadas no Facebook e Instagram para alertar os torcedores sobre a importância de comemorar os jogos com responsabilidade.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana

×