Torneios de futsal dos Jogos Escolares envolvem mais de 850 alunos
Atualizado em 27/06/2018 - 13:23
Jogos Escolares Futsal masculino  Poliesportivo Altos de Santana 27 06 2018
Os times de futsal são formados por alunos de 30 escolas municipais - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

Os alunos da rede de ensino municipal de São José dos Campos começam, nesta semana, a participar dos torneios de futsal da 31ª edição dos Jogos Escolares. As disputas acontecem em quatro poliesportivos da cidade. Além do futsal, a programação dos jogos conta com as finais do atletismo e do xadrez, que acontecem no Cefe (centro de Formação do Educador). Mais de 5.700 estudantes devem participar das atividades esportivas durante todo o ano letivo.

Os times de futsal são formados por mais de 850 alunos, nas categorias sub-13 e sub-15, que representam mais de 30 escolas municipais. Para os estudantes, a manhã desta quarta-feira (27) começou cheia de energia e disposição tanto para os jogos quanto na torcida.

Na região norte, o Poliesportivo do Altos de Santana recebeu as equipes das escolas Emef Profª Ana Berling Macedo, Emef Profª Dosulina C. Chaves de Andrade, Emef Profª Mariana Teixeira Cornélio e Emef Profª Vera Babo de Oliveira para o torneio de futsal masculino sub-15. A torcida animada foi o destaque.

“Torcer é muito legal e engraçado, a gente passa raiva, susto, mas no fim é divertido, um momento de distração com todos juntos pela nossa escola”, afirmou Crislaine Maira Marques de Faria, que junto com as amigas Joyce de Fátima, Laila Garcia e Julia Leite, todas com 14 anos, da Emef. Vera Babo de Oliveira, agitavam a torcida. As meninas se preparam para participar dos jogos nos torneios de futsal feminino, que acontecem na próxima etapa de torneios, em agosto. 

Antônio Carlos Aparecido Quina Leite, conhecido por Carlinhos, de 14 anos, joga bola “desde quando se conhece por gente” e, atualmente, participa do projeto Escola Ativa na Emef Ana Berling Macedo, no Alto da Ponte. “O esporte pode mudar a vida, faz bem para a saúde, a gente faz novos amigos, essa convivência é boa e pode ser algo profissional, para seguirmos carreira”, disse Carlinhos.

Para Leonardo Vinícius Costa, de 14 anos, capitão do time da Emef Mariana Teixeira Cornélio, na Vila Dirce, os Jogos Escolares representam “um momento para compartilhar com alunos de outras escolas, participar de uma disputa saudável”.

“Todo mundo quer ganhar, é claro, mas o que vale é a participação, né? O esporte ensina sobre respeito e nos dá amizades em climas agradáveis. A honestidade também está presente nos esportes, saber jogar limpo é importante”, destacou Leonardo, que sonha em ser jogador profissional e engenheiro no futuro.

A vivência de valores humanos e a prática esportiva para qualidade de vida são alguns dos objetivos dos jogos que têm se tornado realidade entre os alunos e futuros campeões.

“Eles recebem aprendizados para a vida, como saber lidar com perdas e ganhos, a convivência com colegas de outras escolas e, o mais importante, vivenciam o respeito. O esporte é uma ótima ferramenta de ensino”, disse a professora de Educação Física da Emef Profª Mariana Teixeira, Alexandra Maria Salomé Pacheco.

Sobre os Jogos

As ações da rede de ensino municipal beneficiam mais de 5.700 estudantes em diversas modalidades esportivas e envolvem 41 escolas municipais.

Os Jogos Escolares são uma forma de incentivar a interação entre alunos e proporcionar aos estudantes diversas modalidades esportivas em ambiente seguro e com a orientação de profissionais de Educação Física.

Através das práticas esportivas, as equipes de alunos vivenciam valores da formação humana como: solidariedade, cooperação, integridade, união e criatividade, além de bons hábitos em prol da qualidade de vida.

Programação

Quinta-feira (28) - A partir das 8h

Torneio Futsal masculino – sub-15

Locais: Poliesportivo do Vale do Sol, Poliesportivo da Vila Tesouro, Ginásio de esportes do Novo Horizonte, Ginásio de esportes da Vila Maria e Poliesportivo do Altos de Santana. 

Sexta-feira (29) - A partir das 8h

Final do Atletismo (masculino e feminino) e final  do Xadrez (masculino e feminino), no Cefe (Centro de Formação do Educador), que fica em Santana (região norte). 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania