Secretaria da Cultura de SP discute economia criativa e inovação em SJC
Atualizado em 27/06/2018 - 10:17
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
Segundo o Banco Mundial, a economia criativa já responde por cerca de 7% do PIB mundial - Arte: Shutterstock - Foto: PMSJC

Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo

"Como a economia criativa e a inovação podem ser aplicados à cultura", é o tema de um encontro que a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo realiza nesta quinta-feira (28), às 10h, no auditório do Museu Municipal de São José dos Campos, com apoio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. A discussão será conduzida pela secretária-adjunta da Cultura, Patrícia Penna. O evento é aberto a interessados e não há necessidade de inscrição prévia.

Este será o sexto encontro de um total de 14 que a Secretaria da Cultura estará realizando até julho, em diferentes regiões do Estado de São Paulo, para apresentar e buscar colaboração para a elaboração de políticas públicas para o setor e, ao mesmo tempo, discutir a proposta do projeto de lei 278/2017, que institui a Política de Incentivo à Economia Criativa no Estado de São Paulo.

Os encontros regionais precedem o evento Futuro na Cultura, que será realizado pela Secretaria da Cultura nos dias 10 e 11 de agosto em São Paulo, no Memorial da América Latina. Nesses dois dias, a economia criativa e a inovação serão debatidas em oito painéis, com representantes do setor público, empresários e universidades, além de produtores culturais e formadores de opinião.

Destaques

O Banco Mundial, segundo informações da Secretaria da Cultura, estima que a economia criativa já responde por cerca de 7% do PIB mundial, com tendência de crescimento. Um dos painéis do evento no Memorial, ‘Estratégias nacionais e internacionais de futuro’, terá como convidados consulados de diversos países, que devem mostrar as experiências estrangeiras.

Além dos painéis, o evento terá ainda apresentações artísticas, intervenções com realidade virtual e aumentada, mostra de startups da cultura e um hackathon (evento que reúne jovens desenvolvedores para ampliar o acesso à plataforma SP Estado da Cultura).

Demais encontros

Já foram realizados encontros em Registro, Santos, Itapetininga, Ourinhos e Tupã. Os próximos estão previstos para acontecer em Caraguatatuba (28/6, às 15h), Campos do Jordão (29/6), Campinas e São José do Rio Preto (3/7), São Carlos e Rio Claro (4/7), Presidente Prudente e Araçatuba (6/7). Mais informações pelo e-mail economiacriativa@sp.gov.br

Museu Municipal de SJC

Praça Afonso Pena, 29 – Centro