Novos membros do Conselho da Pessoa com Deficiência tomam posse
Atualizado em 28/06/2018 - 10:43
Posse do conselho Deficiência Física 27 06 2018
O Conselho é composto por 16 membros paritários do poder público e da sociedade civil e se reúne todas as primeiras quartas-feiras do mês - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão e em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, empossou nesta quarta-feira (27) os novos membros do Conselho. A eleição foi realizada no dia 6 de junho no Centro da Juventude (rua Aurora Pinto da Cunha, 131, Jardim América).

O Conselho, que irá atuar no biênio 2018/2020, é composto por membros da sociedade civil, usuários dos serviços ou pertencentes às OSCs (Organizações da Sociedade Civil) que trabalham com a pessoa com deficiência e pela Administração Pública por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo e das Secretarias de Apoio Social ao Cidadão, Educação e Cidadania, Esporte e Qualidade de Vida, Saúde, Urbanismo e Sustentabilidade, Mobilidade Urbana e Gestão Habitacional e Obras.

“Esse é um momento muito importante para a cidade porque o conselho tem o papel de garantir a voz e a participação da pessoa com deficiência de forma atuante na política pública, já que ele é um Conselho consultivo. Ou seja, em ações do poder público, por exemplo, esse Conselho é consultado para ver se aquele serviço está de fato atendendo a pessoa com deficiência”, afirmou Aline Arantes Simões, presidente do Conselho.

Para o conselheiro Carlos Peres, conselheiro, esse grupo na cidade é muito importante para as pessoas com deficiência. “Todas as ações precisam ser conjuntas, já que vivemos em comunidade, então, entender o mecanismo dos procedimentos que são adotados nos ajuda a interagir com todo esse processo”.

O Conselho Municipal tem como objetivo propor, acompanhar, controlar e avaliar as políticas públicas de inclusão e defesa dos direitos da pessoa com deficiência no município. Ele é composto por 16 membros paritários do poder público e da sociedade civil e se reúne todas as primeiras quartas-feiras do mês.

Representantes de Pessoa com Deficiência

Titulares

Diego Antônio dos Santos

William Santos Rezende