Gincana da Melhor Maturidade vai discutir sobre o Trabalho Infantil
Atualizado em 27/06/2018 - 09:35
Gincana da Melhor Maturidade na Casa do Idoso Norte. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 23-03-2018
Em razão do caráter social do evento, os idosos continuarão arrecadando alimentos não perecíveis, produtos de higiene e agasalhos - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Juliana Costa
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

Discutir e refletir sobre temas atuais da sociedade. Esse é o objetivo da Gincana da Melhor Maturidade, que traz para a roda de conversa o "Trabalho Infantil". Esta edição, que será realizada na Casa do Idoso Leste, na próxima quinta-feira (28), terá como palestrante a assistente social Ana Carla Junqueira Meirelles, do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) Leste.

O objetivo é a conscientização sobre o trabalho infantil, desfazendo o mito de que o trabalho iniciado precocemente contribui para o desenvolvimento humano e social, e mostrando que o trabalho infantil causa danos sobre os aspectos físico, emocional, intelectual e social da criança.

Além da roda de conversa, os idosos participarão de atividades intergeracionais, como o coral, brincadeiras e oficina de cata-vento -- símbolo da campanha de erradicação do trabalho infantil. Juntos, avós e netos, vão compartilhar experiências desfrutando da convivência um do outro.

Paralelamente, os participantes das equipes mistas, compostas por frequentadores das quatro unidades da Casa do Idoso (divididas nas cores verde, vermelho, amarelo e azul) terão atividades complementares como, por exemplo, a contagem das roupas arrecadadas (um ponto por peça) para a Campanha do Agasalho, que somarão no resultado final da competição.

Em razão do caráter social do evento, os frequentadores continuarão com a arrecadação de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e Campanha do Agasalho. Ao final de cada mês, tudo será encaminhado para o Fundo Social de Solidariedade, que destinará às entidades sociais.

Os interessados em participar das provas precisam fazer a inscrição, gratuitamente, na unidade que frequenta. A coordenação é da Secretaria de Apoio Social ao Cidadão. Hoje, as quatro Casas atendem, mensalmente, cerca de 6.000 idosos.

Programação

Dia 28, quinta

Casa do Idoso Leste (Rua Cidade de Washington, 164, Vista Verde)

9h - Abertura

9h10 - Apresentação Cultural (coral intergeracional)

9h30 - Roda de conversa com a assistente social Ana Carla Junqueira Meirelles do Creas Leste, com o tema "Trabalho Infantil"

9h50 - Separação dos grupos (cores)

Brincadeiras

1° Afunda não afunda

2° Eu quero! Eu quero!

3° Oficina Cata vento

10h30 - lanche

10h50 - Divulgação da premiação e encerramento

 

Unidades da Casa do Idoso

Centro

Rua Euclides Miragaia, 508

Sul

Avenida Andrômeda, 2601, Bosque dos Eucaliptos

Leste

Rua Cidade de Washington, 164, Vista Verde

Norte

Rua Carlos Belmiro dos Santos, 99, Santana


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão

×