Programa Minha Praça de Volta chega à 17ª área revitalizada
Atualizado em 16/07/2018 - 11:10
Fim da Revitalização da Praça Alvaro Prisco de Oliveira 26 06 2018
Na praça Álvaro Prisco de Oliveira, foram realizados serviços de limpeza do ponto de ônibus, paisagismo, revisão da iluminação, poda de árvores, conserto de calçada e pintura de guias e bancos - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos concluiu a revitalização da praça Álvaro Prisco de Oliveira (próxima ao viaduto do CTA), na Vila Sanches, região central e uma das entradas da cidade.

Essa é a 17ª área de lazer reurbanizada dentro do programa Minha Praça de Volta, que tem por objetivo cuidar de toda a manutenção das praças para que sejam locais agradáveis e seguros às comunidades. O programa visa recuperar as praças abandonadas para que as famílias voltem a frequentar os locais com tranquilidade.

A praça tem importância estratégica em São José. Além de ser uma das mais frequentadas da cidade, atraindo visitantes de todas as regiões, fica em frente a um ponto de ônibus que recebe grande número de pessoas todos os dias e por onde passam coletivos com destino a vários bairros.

A recuperação foi realizada pelas equipes da Secretaria de Manutenção da Cidade.

Foram executados os serviços de limpeza do ponto de ônibus, paisagismo, revisão da iluminação, poda de árvores, conserto de calçada e pintura de guias e bancos.

A Prefeitura conta com o apoio da população para que denuncie, por meio da Central 156, atos de depredação e vandalismo contra as praças recuperadas, preservando o patrimônio público à disposição da população.

Mais melhorias

Na mesma região e em outra frente de atuação, a Prefeitura pintou os pilares e vigas do viaduto da Via Dutra que dá acesso a São José e os muros de contenção que ficam no local.

As melhorias no viaduto e na praça têm como objetivo tornar mais bonita e atraente a entrada da cidade.

Revitalizações intensificadas

As ações do programa Minha Praça de Volta foram intensificadas neste ano. Somente neste mês de junho, foram concluídas as revitalizações de cinco áreas de lazer.

Além da praça Álvaro Prisco de Oliveira, foram recuperadas a praça Riugi Kojima (praça do Torii), no Jardim Aquarius (oeste), e a praça Kadoma, no Jardim Paraíso (sul), ambas em parceria com a comunidade nipo-brasileira como parte das comemorações pelos 110 anos da imigração japonesa no Brasil.

Em outra parceria, desta vez com a colônia luso-brasileira, foi reurbanizada a praça Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Nova América, na região central da cidade, onde no último dia 10 foi reinaugurado o busto do poeta luso Luís de Camões.

A lista inclui ainda o Parque Ayrton Senna da Silva, no Parque Interlagos, na zona sul.

Na mesma região, até o início de julho também estará totalmente revitalizada a praça das Bandeiras, no Jardim Estoril.

Áreas de lazer já reurbanizadas

Praça 1 (praça não tem nome)

Localização: Avenida Milton Santos com rua das Pitangas

Bairro: Frei Galvão