Geógrafa especialista realiza palestra para 350 educadores da rede
Atualizado em 26/06/2018 - 18:10
Formação continuada com geógrafa Maria Elena Semiolli
A palestra com Maria Elena Semiolli faz parte do programa de Formação Continuada, neste 1º semestre, já realizou 15 eventos para a formação dos professores - Foto: PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

A doutora em Geografia e Cartografia Maria Elena Simielli ministrou, nesta terça-feira (26), palestra para cerca de 350 professores da rede municipal de ensino e técnicos da Secretaria de Educação e Cidadania. O evento aconteceu no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, em dois períodos (manhã e tarde) e é parte dos encontros que a Prefeitura realiza em prol da formação continuada dos educadores da rede.

Com ampla experiência no ramo, a professora Livre Docente da Universidade de São Paulo (USP), Maria Elena, apresentou conceitos de cartografia e deu exemplos de como trabalhar certas representações e temas com os alunos. A geógrafa é autora de diversos livros e atlas e também citou assuntos e linguagens contemporâneos, além das mudanças previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 

“Acho importante este tipo de participação porque o autor colocando o ponto de vista dele e o referencial teórico, fica mais fácil aos professores entenderem qual o propósito de trabalho daquele material e ter um entendimento do conjunto. A visão global do material pode facilitar a aplicação com alunos no dia a dia”, afirmou.

Para a especialista, a Geografia tem como mais encantador “a possibilidade de poder representar o espaço através da linguagem gráfica”.

“É um ganho muito grande para todos nós, não apenas para os alunos, mas para todas as pessoas, pois muitas informações são recebidas e sintetizadas em um mapa, saber ler e compreender isto faz toda a diferença”, destacou.

Durante a manhã, entre a plateia cheia de educadores, estava a professora Sandra Dinamarco, da Emef Profª Sônia Maria Pereira da Silva, que fica no Novo Horizonte (região leste) e anotou todas as dicas compartilhadas pela palestrante. “Foi muito bom, um tempo proveitoso que tivemos que só vem melhorar para nosso trabalho diário. Todas as formações que temos recebido acrescentam muito. Neste ano, completo 25 anos como professora e sinto que elas são importantes, com novidades sobre conceitos e também como incentivo”, disse.

“Achei muito interessante os exemplos prática relacionados à cartografia que foi apresentada, de como podemos inserir isto no contexto escolar com nossos alunos, usando, por exemplo, as mãos, o corpo deles, para aproximar dos alunos o conceito e depois poder aprofundar. Envolver os alunos é importante para que eles sejam mais participativos e esses momentos de formações nos ajudam a inovar para envolvê-los”, afirmou Cristiane Batista Dias, professora na Emef Profª Vera Lúcia Carnevalli Barreto, em Santana (região norte). 

Formação Continuada

O encontro desta terça-feira é parte do programa Educação Continuada da rede, que busca oferecer formação aos educadores afim de valorizá-los e elevar a qualidade de ensino oferecida a todos os alunos das escolas municipais. 

Neste primeiro semestre, a Secretaria de Educação e Cidadania já realizou cerca de 15 eventos de formação, como Seminário de Educação Especial, Seminário de Alfabetização, palestras com especialistas renomados, entre outros. 

Para a equipe técnica da Secretaria de Educação e Cidadania, estas formações propiciam estudo e aprofundamento de temáticas pedagógicas inovadoras aos educadores, o que contribui diretamente para oferecer experiências significativas aos alunos.

BNCC

A Base Nacional Comum Curricular é um conjunto de orientações elaboradas pelo Ministério da Educação (MEC) que vai nortear os currículos das escolas públicas e privadas. Através dela se define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os estudantes do país têm de desenvolver ao longo da educação básica, assim como as competências e habilidades que devem ser adquiridas pelos alunos.

Sobre a especialista

Maria Elena Ramos Simielli possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo (1969), graduação em Bacharelado em Geografia pela Universidade de São Paulo (1969), mestrado em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (1978), doutorado em Ciências Humanas pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (1987) e Livre-docência pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo (1997).

Atualmente é professora Livre Docente da Universidade de São Paulo na Pós-Graduação. Tem experiência em Ensino de Geografia/Cartografia, atuando principalmente nos seguintes temas: cartografia geográfica, cartografia escolar, atlas escolares, representações gráficas e ensino de geografia.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Educação e Cidadania

×