Torneio Michiharu Sogabe reúne mais de 600 judocas da cidade
Atualizado em 24/06/2018 - 07:42
Campeonato de Judô Tênis Clube 23 06 2018
Os irmãos judocas Júlia e Vitor treinam há 3 anos no Poliesportivo da Vila Tesouro, mantido pela Prefeitura, e foram alguns dos participantes do torneio. - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

Mais de 600 alunos de judô das unidades esportivas da Prefeitura de São José dos Campos e de polos esportivos parceiros, participaram, neste sábado (23), do tradicional Torneio Michiharu Sogabe. O ginásio do Tênis Clube de São José recebeu os atletas e senseis, além de familiares e convidados, em mais uma edição da competição. 

Realizado há mais de 30 anos pela Prefeitura, o evento deste sábado, de caráter amistoso e de integração por meio do esporte, reuniu atletas de diversos núcleos de esporte comunitário mantidos pela Administração, pelo Lions Clubs International e também da Polícia Militar de São Paulo.

Integração

As competições duraram toda a manhã, as lutas foram organizadas pela idade, proximidade de peso e graduação, respeitando o biotipo e nível técnico de cada um. Na equipe de organização e  atuando como incentivadores dos pequenos judocas estavam os atletas de alto rendimento do judô de São José, Luana Raíssa dos Santos e Adriel Santos.

O judô está presente em pelo menos 12 dos 19 anos de vida de Luana e, por conta desta relação, o esporte significa muito na história da atleta e estudante de Arquitetura. "É muito difícil dizer tudo que o judô significa para mim, pois minha vida inteira, praticamente, é no esporte, ele envolve e está presente em tudo", contou Raíssa, que se prepara para representar o Brasil em um mundial, pela categoria de base. 

Adriel Joselter dos Santos, de 17 anos, também dedica boa parte da vida ao esporte. Há sete anos no Atleta Cidadão, atualmente faz parte da equipe de Alto Rendimento de São José e se prepara para os Jogos Olímpicos da Juventude, na Argentina. 

“O judô é minha vida, não me vejo em outro lugar ou esporte. Pretendo continuar treinando e me esforçar para ser atleta principal, fazer faculdade, seguir caminhando. Me sinto bem em estar aqui, um dia já estive no lugar deles, como criança participando deste torneio e sei que é importante para a formação”, comentou Adriel. 

Entre as crianças competidoras do torneio estavam os irmãos Júlia Emily Pereira da Rocha e Vitor Hugo Pereira da Rocha, de 13 e 12 anos, que treinam há cerca de três anos. "Gosto de treinar, oque aprendi de mais importante foi sobre ter disciplina e responsabilidade com os horários e treinos", diz Júlia. O irmão, Victor, ainda está se deixando conquistar pelo esporte, mas já considera "muito legal e bom para crescer". 

Giovanna Pereira Lima, de 9 anos, estava ansiosa e ao mesmo tempo animada para competir. A menina, que pratica a luta há oito meses, gosta "de tudo que tem no judô". 

Aplicativo

Atualmente, a Prefeitura de São José dos Campos oferece aulas gratuitas em 18 unidades esportivas, que podem ser consultadas pelo aplicativo São José Viva, disponível para os sistemas iOS e Android.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida

×