Com Torii, programa Minha Praça de Volta chega a 16 áreas recuperadas
Atualizado em 16/07/2018 - 11:10
 Revitalização da praça do Torii (Aquarius)  21 06 2018
Vista geral da praça do Torii, totalmente revitalizada: já são 16 áreas de lazer reurbanizadas - Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

Em parceria com a comunidade nipo-brasileira, a Prefeitura de São José dos Campos concluiu nesta quinta-feira (21) as revitalizações das praças Riugi Kojima (Torii), no Jardim Aquarius (oeste), e Kadoma, no Jardim Paraíso (sul).

Com o término destes serviços, já foram reurbanizadas 16 áreas de lazer através do programa Minha Praça de Volta, que integra o Plano de Gestão e tem por objetivo cuidar de toda a manutenção das praças para que sejam locais agradáveis e seguros às comunidades. O programa visa recuperar as praças abandonadas para que as famílias voltem a frequentar os locais com tranquilidade.

As recuperações foram realizadas pelas equipes da Secretaria de Manutenção da Cidade.

A Prefeitura conta com o apoio da população para que denuncie, por meio da Central 156, atos de depredação e vandalismo contra as praças recuperadas, preservando o patrimônio público à disposição da população.

Comemoração japonesa

A praça do Torii, uma das mais bonitas e mais simbólicas de São José dos Campos, foi totalmente revitalizada para a solenidade que será realizada no local neste sábado, a partir das 10h, e que marcará na cidade a celebração dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil e dos 10 anos de existência desta área de lazer.

Estão programadas apresentações musicais, danças folclóricas e o tradicional lanche comunitário, entre outras atrações.

A praça do Torii, que tem cerca de 9.000 metros quadrados e é uma das maiores de São José,  foi construída em 2008, também através de uma parceria entre a Prefeitura e a comunidade nipônica para comemorar o centenário da chegada da colônia ao nosso país.

A praça recebeu o nome de Riugi Kojima, em homenagem ao engenheiro que morreu naquele mesmo ano, quando exercia o segundo mandato consecutivo de vice-prefeito.

Apoio popular

Frequentadores da praça do Torii elogiaram a revitalização promovida pela Prefeitura. “Esta praça sempre foi bonita e ficou melhor ainda com esta revitalização promovida pela Prefeitura. É um cartão postal de São José e todos temos que fazer nossa parte para que esteja sempre bem conservada”, afirmou o engenheiro mecânico Sidney Maluf, 67 anos, morador do Jardim Alvorada, na zona oeste. A esposa dele, a psicóloga Therezinha Maluf, 64 anos, também gostou dos serviços implementados no local. “Ficou linda a praça do Torii com esta revitalização. Vai atrair ainda mais pessoas”.

Revitalizações

No local, foram realizados serviços de roçada geral, jardinagem, paisagismo e plantio de árvores, além de reparos no caminho de pedriscos, implantação de 8 Torôs (lanternas japonesas), revisão da iluminação, pintura da praça e dos postes e instalação de mais dois bancos.

Também foi executada a recuperação do Hokorá, santuário de madeira que foi cercado para evitar que volte a ser alvo de vandalismo.

Foi reativada ainda iluminação interna do Torii, imponente estrutura de aço que já é um dos símbolos de São José e que possui 56 toneladas, 17 metros de altura e 21 metros de largura. A base do monumento também recebeu reparos.

A Prefeitura também instalou um totem de 2 metros de altura onde é contada a história da praça.

Na praça Kadoma, outro dos principais símbolos da colônia japonesa em São José, as melhorias incluíram conserto de calçada, troca de bancos, paisagismo, revisão da iluminação e manutenção no ponto de ônibus.

O jardim e o lago japoneses do Parque Santos Dumont, na região central, também receberam cuidados da Prefeitura. Foram realizados serviços de poda no jardim, que ganhou nova cerca. Já o lago foi limpo, a exemplo do que já havia acontecido em 2017 e no início deste ano.

Serviços intensificados

As ações do programa Minha Praça de Volta foram intensificadas neste ano.

Também em parceria, desta vez com a comunidade portuguesa, foi revitalizada neste mês a praça Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Nova América, na região central da cidade, onde no último dia 10 foi reinaugurado o busto do poeta luso Luís de Camões.

Ele foi restaurado pela Sociedade Beneficente Luso-Brasileira Nossa Senhora de Fátima, após ter sido retirado da praça no ano passado devido a atos de vandalismo.

Outra área de lazer revitalizada neste mês foi o Parque Ayrton Senna da Silva, no Parque Interlagos (sul), entregue para a comunidade todo recuperado no último dia 16.

Mais melhorias

Também estão sendo revitalizadas simultaneamente outras duas áreas de lazer, com previsão de término até o final deste mês.

São elas a praça das Bandeiras, no Jardim Estoril, na zona sul, e a praça Álvaro Prisco de Oliveira, a ‘praça do Extra’ (Vila Sanches), na entrada de São José (região central).

Áreas de lazer já reurbanizadas

Praça 1 (praça não tem nome)

Localização: avenida Milton Santos com rua das Pitangas

Bairro: Frei Galvão