Ponto Rural inicia atendimento a produtores na próxima segunda
Atualizado em 28/06/2018 - 13:48
Inauguração do Escritório Regional do Incra em São José dos Campos na zona norte. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 20-06-2018
O Incra é o primeiro órgão federal a se instalar no Ponto Rural, que está instalado junto ao Centro Comunitário do Alto da Ponte, na zona norte - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

A partir da próxima segunda-feira (25), produtores rurais de São José dos Campos e região já poderão ser atendidos no recém-inaugurado Ponto Rural, que está instalado junto ao Centro Comunitário do Alto da Ponte, na zona norte. A Prefeitura cedeu as instalações para implementação do Ponto Rural.

A inauguração do Ponto Rural ocorreu na tarde desta quarta-feira (20), com a assinatura de convênio entre a Prefeitura e o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária). O Incra é o primeiro órgão federal a se instalar no Ponto Rural e prestará diversos atendimentos aos produtores, que até agora tinham que recorrer a outras cidades para questões de documentações agrárias.

De acordo com o superintendente substituto do Incra no Estado de São Paulo, Edson Alves Fernandes, este é quinto posto avançado do órgão no interior do Estado e faz parte de uma política de aproximação aos pequenos produtos, sobretudo os de assentados mantidos pelo Incra.

O Polo Rural também conta com representantes do Banco do Povo para concessão de microcrédito, órgão da Prefeitura de facilitação de novas empresas jurídicas. Estão em negociação a vinda de outros órgãos estaduais e federais para ampliar o atendimento no Ponto Rural.

Pelo convênio com o Incra, a Prefeitura ficará responsável pela viabilização de subsídios de apoio técnico aos proprietários de imóveis na zona rural. Atualmente, São José dos Campos conta com 68% de sua área municipal em zona rural.

Principais atendimentos

. Emissão da atualização cadastral de imóvel rural

. Certificação rural (sistema de georeferenciamento)

. Emissão de comprovante de atividade rural

. Declaração de beneficiário da reforma agrária

. Renegociação de dívidas de assentados

. Banco do Povo


Ponto Rural

Rua Alzirio Lebrão, - Alto da Ponte - São José dos Campos

Telefone: 3911-6915


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico