Obras de ampliação de escolas infantis vão gerar mais de 700 vagas
Atualizado em 20/06/2018 - 18:56
Obras de Ampliação na Emei José Antero Cursino dos Santos  Jd Satélite 20 06 2018
A Emei José Antero Cursino dos Santos, no Jardim Satélite, é uma das primeiras escolas a receber as melhorias, que vai gerar 150 novas vagas - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Paula Pessoa
Secretaria de Educação e Cidadania

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Educação e Cidadania, inicia a partir desta semana as obras de ampliação de seis escolas de educação infantil que, juntas, disponibilizarão cerca de 740 novas vagas na cidade.

O projeto foi planejado de acordo com a demanda dos bairros e é uma das iniciativas na busca pelo aumento de vagas em escolas municipais. A Administração Municipal utiliza áreas livres e prédios próprios que são vizinhos das escolas para tornar a ampliação possível.

As escolas da região sul são as primeiras a receberem a ampliação, com um total de 370 novas vagas. Foram investidos cerca de R$4,3 milhões nas obras das três unidades. A Emei José Antero Cursino dos Santos, no Jardim Satélite, e o NEI Jardim Morumbi receberão 150 novas vagas cada um. Outras 70 vagas serão geradas no IMI Diméia Maria Ferreira Diniz, no Campo dos Alemães.

As próximas obras serão na região leste de São José. A Emei Luiz Sundfeld, no Galo Branco, será contemplada com 150 vagas novas. E o IMI Arminda Locatelli de Macedo, na Vila Tesouro, poderá receber mais 70 crianças após as obras. A Emei Elza Maria Dias Mendonça, no Monte Castelo (região central) também será beneficiada com as ampliações, oferecendo 150 novas vagas.

As melhorias têm por finalidade oferecer também mais conforto e segurança aos alunos, entre as benfeitorias estão: ampliação de salas de aula, reformas nos banheiros, refeitórios e áreas de recreação das escolas e readequação dos espaços das unidades. As obras devem ser finalizadas no prazo de até oito meses após início.

Mais vagas na Educação Infantil

Em abril deste ano, mais uma escola infantil, com capacidade para 750 alunos, foi entregue pela Prefeitura. O novo Centro de Educação Infantil (Cedin) Maria Aparecida Segolin Rezende, localizado no Residencial Pinheirinho dos Palmares, na região sudeste, atende as famílias moradoras dos bairros Vila Adriana, Pernambucano e região.

Para atender a demanda por escolas infantis na cidade, a Prefeitura de São José assinou convênio de parceria com o Governo do Estado para a construção de duas novas escolas de educação infantil. As unidades infantis irão atender cerca de 600 crianças de famílias moradoras dos bairros Paineiras I (região leste) e Bosque dos Eucaliptos (região sul). Cada unidade deverá receber cerca de 300 alunos, com idades entre 0 e 3 anos, a partir do próximo ano. O convênio das duas construções é de cerca de R$5,4 milhões.

Os bairros foram selecionados de acordo com a demanda local. O projeto das obras e o cronograma de atividades está sendo definido pela Prefeitura. A rede de ensino de São José passa por obras de construção e ampliação das escolas. Essas melhorias deverão gerar 3.880 novas vagas na educação infantil.