Equipe masculina de futebol estreia nos bares para conscientizar motoristas
Atualizado em 20/06/2018 - 16:47
Blitze Educativa Seleção mais Sorriso  no Bar da Vila Ema  15 06 2018
Equipe feminina do São José Esporte Clube integra a #Seleção Lei Seca #PorMaisSorrisos para orientar os condutores sobre os riscos de beber e dirigir - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

Na noite desta quinta-feira (21), jogadores do time masculino do São José Esporte Clube visitarão dois bares da região central de São José dos Campos para fazer um apelo especial aos frequentadores: se for beber nos jogos do Brasil, deixe o carro em casa. Vestidos com o uniforme do time e bola na mão, a equipe vai lembrar os condutores presentes de que para preservar a alegria durante os jogos da Copa do Mundo, a regra é nunca dirigir depois de beber.

Acompanhados por agentes de trânsito e educadores da Prefeitura de São José dos Campos, os atletas entrarão no primeiro estabelecimento às 19h30, onde vão abordar as pessoas de mesa em mesa. Além de orientar sobre os riscos de beber e dirigir, a equipe também vai entregar o cartão verde, criado no futebol para estimular boas atitudes em campo. No contexto do trânsito, a proposta é parabenizar e incentivar o comportamento seguro por parte dos motoristas.

Na última sexta-feira (15), o time feminino também visitou os bares. Na ocasião, oito jogadoras participaram da abordagem e chamaram a atenção dos clientes para a importância do comportamento de cada um para que todos possam circular em segurança durante o mundial.

As ações realizadas nos bares em parceria com os atletas integram a campanha “Seleção Lei Seca #PorMaisSorrisos” que visa reduzir o número de acidentes, especialmente neste período de Copa do Mundo, onde o consumo de bebida alcoólica aumenta.

#PorMaisSorrisos

Além das abordagens nos bares, os times do São José também serão os personagens da campanha da Lei Seca nas redes sociais oficiais da Prefeitura. Aproveitando o espirito esportivo promovido pelos jogos, fotos das equipes com placas e mensagens educativas serão publicadas no Facebook e Instagram para alertar os torcedores sobre a importância de comemorar os jogos com responsabilidade.

Após os jogos do Brasil, as blitze da Lei Seca serão intensificadas na cidade para inibir comportamentos inadequados que podem causar acidentes.

As operações serão realizadas em parceria com a Polícia Militar, Polícias Rodoviárias Estadual e Federal, Detran e Guarda Civil Municipal e estarão distribuídas em pontos estratégicos.

A multa para o condutor que for flagrado dirigindo sob efeito de álcool chega a R$ 2.934,70, com suspensão do direito de dirigir por doze meses. A penalidade pode ainda resultar em prisão, caso o teste do bafômetro aponte um resultado igual ou superior a 0,34 mg/l.