Mais uma implantação de travessia elevada na zona oeste
Atualizado em 19/06/2018 - 18:17
Travessia elevada na zona sul
Travessias elevadas ressaltam a preferência do pedestre, além de proporcionarem mais acessibilidade à pessoas idosas, com deficiência e com carrinhos de bebê - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

Nesta terça-feira (19), a Prefeitura de São José dos Campos iniciou a construção da travessia elevada da rua Dr. Tertuliano Delphim Júnior, no Jardim Aquarius, na região oeste da cidade. A obra tem previsão para ser entregue em cerca de 10 dias úteis. Os trabalhos estão sendo realizados pela Urbam (Urbanizadora Municipal).

Na quarta-feira (20), termina a construção da travessia elevada da rua São Januário, no Jardim São Judas Tadeu, na região sudeste da cidade, iniciada no último dia 11.

Mais segurança ao pedestre

A implantação das travessias visa aumentar a segurança do pedestre no trânsito, já que o pavimento elevado obriga o motorista a reduzir a velocidade do veículo, oferecendo assim mais tranquilidade para as pessoas atravessarem.

Conforme preconiza o Código de Trânsito Brasileiro (Artigo 70, Cap. IV), os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições do Código.

Para a acessibilidade, a travessia no mesmo nível da calçada também traz melhorias uma vez que facilita o deslocamento de pessoas idosas, com deficiência e até mesmo mães com carrinho de bebê.

Prioritariamente, as travessias elevadas são feitas em áreas de grande circulação de pessoas, como escolas, centros poliesportivos e unidades de saúde.

Travessias elevadas implantadas em 2018

Rua São Jerônimo- Putim