Crianças e adolescentes da Fundhas vão ao Museu do Futebol em SP
Atualizado em 20/06/2018 - 11:23
Power Games nas Unidades
Equipes vencedoras na gincana da Fundhas conhecerão o Museu do Futebol em São Paulo - Foto: Divulgação

Quitéria Melo
Fundhas

Nesta terça-feira (19), 114 crianças e adolescentes da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), das unidades Eugênio de Melo, Embraer, Jardim Paulista e Sede, vão visitar o Museu do Futebol, em São Paulo. Na quarta (20) e quinta-feira (21), o passeio se estende para as outras 7 unidades e mais 230 crianças.

A visita é a premiação às equipes vencedoras da Gincana Power Games cujo tema era a Copa do Mundo da Rússia, além de ampliar o repertório cultural dos jovens. Acompanhados dos educadores, crianças e adolescentes terão a oportunidade de conhecer mais a fundo toda a história das Copas do Mundo e, como o time do Brasil se destacou nos campeonatos anteriores, conheceram os jogadores mais famosos do Brasil, como eles fizeram e continuam fazendo história.

O Museu conta com diversas exposições, a maior delas está distribuída em 15 salas temáticas, narrando de forma interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte na nossa história e cultura. As crianças poderão se aventurar entre fotos e vídeos, brincadeiras relacionas ao futebol, como por exemplo, o simulador de chute ao gol. Durante o passeio as crianças também poderão fazer perguntas aos monitores do local.

O Luigi Lunard, de 13 anos, aluno da unidade Eugênio de Melo, nunca foi ao Museu do Futebol e contou que está ansioso com o passeio. “Eu tenho ideia que seja algo sobre a seleção brasileira, voltada mais pra história do futebol que acontece aqui no Brasil. Eu também espero ver alguma coisa sobre o time que eu torço, o São Paulo”.

Empolgado, Bruno Aparecido Martins Cardoso, 14 anos, aluno da unidade Jardim Paulista, disse o que espera ver no Museu. “Nossa eu estou muito ansioso! Nunca fui. Espero ver alguma coisa impressionante do futebol, porque eu gosto muito. Quero ver histórias do Corinthians, copas antigas, Ronaldo fenômeno, Neymar... eu gosto muito de futebol!”.

“Estou nervosa porque eu vou num lugar que nunca fui antes, vou conhecer coisas novas. E quero ver alguma coisa do time que eu gosto”,afirmou Quésia Santos Silva, 12 anos, aluna da unidade Sede.

Tauâne Kathleen dos Santos, 12 anos, da unidade Embraer, contou que também está ansiosa com o passeio e quer muito conhecer o Museu. “Eu nunca fui e deve ser bem divertido, vou conhecer mais sobre o futebol, ver imagens, histórias sobre os jogares antigos, Corinthians e Neymar”.

Dia 19/06, das 8h às 16h – 114 crianças

Unidades: Embraer, Eugênio de Melo, Jardim Paulista e Sede

Dia 20/06, das 8h às 16h – 120 crianças

Unidades: Dom Bosco Criança, Educador Arnoldo Roberto Nascimento (Dom Pedro I), Monsanto e Petrobras

Dia 21/06, das 8h às 16h – 110 crianças

Unidades: Leste, Professora Karla Pryscila Nunes de Oliveira (Alto da Ponte) e Professor Jorge Luiz Alegre (Centro)

Sobre o Museu do Futebol

O Museu foi inaugurado em 29 de setembro de 2008, sendo um dos museus mais visitados do país. Localiza-se no bairro Pacaembu em São Paulo, com uma área de 6.900 m². Entre arquibancadas, sua entrada principal é um dos mais antigos estádios brasileiros, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido como Estádio do Pacaembu. A maior missão do Museu do Futebol é de investigar, preservar e comunicar o futebol como expressão cultural no Brasil, inspirando ideias e experiências a partir do futebol.

Gincana Power Games

Durante todo o mês de maio, a gincana foi realizada em 11 unidades, envolvendo 2.300 crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos. A gincana teve como objetivo proporcionar a todos os participantes, desde crianças e adolescentes a funcionários da Fundação, um momento lúdico e pedagógico como foco no enriquecimento da rotina das atividades, vínculos entre colegas, participação e integração de todos. Os preparativos da gincana começaram em abril, quando a equipe organizadora do evento percorreu as unidades com uma apresentação sobre todas as curiosidades das edições anteriores das Copas do Mundo, que serviu de base de estudo para a preparação de crianças e jovens.

Todas as provas da gincana foram relacionadas a futebol e Rússia. As crianças foram divididas em grupos e escolheram um país como nome do time. Durante o evento, perguntas relâmpagos eram feitas aos participantes, por exemplo, em qual estádio seria a abertura da Copa, o nome da bola oficial do campeonato ou até mesmo o significado do nome da mascote russo. Além disso, tiveram provas de desenho com as cores da bandeira do time, show de talentos e as famosas embaixadinhas. Na unidade Monsanto, Danilo Ruan Pires, 14 anos, conseguiu ser o "rei da embaixadinha" com 150 controles de bola.

Ao final de cada gincana, os times foram premiados com medalhas, direito a foto com a réplica do Troféu da Copa do Mundo FIFA, camisetas, bottons, álbuns da Copa e figurinhas. Além disso, para as esquipes vencedoras de cada unidade, a maior premiação será a visita ao Museu do Futebol, em São Paulo.

Todas as provas da gincana foram relacionadas às áreas de conhecimentos trabalhadas pela Fundhas, como Arte e Cultura, Comunicação e Uso de Mídias, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Acompanhamento Pedagógico e Promoção da Saúde e Cidadania, em suas diferentes faixas etárias.

A Instituição

A Fundhas é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos e atende gratuitamente crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, que participam de atividades no contraturno escolar, com atividades educacionais como música, dança, teatro, artes e uma atenção especial ao reforço escolar. Esporte e cultura também fazem parte do dia a dia dos alunos, que ainda aprendem a cuidar do meio ambiente.