113 condutores são abordados em 4 blitze simultâneas após jogo do Brasil
Atualizado em 18/06/2018 - 18:26
Mobilidade Urbana
Com quatro operações, Lei Seca aborda mais de 160 condutores após o jogo do Brasil - Foto: PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

Logo após a estreia da seleção brasileira na Copa, no último domingo (17), quatro operações de Lei Seca foram montadas para aumentar a segurança nas ruas e inibir a circulação de motoristas alcoolizados pela cidade. Cinco motoristas foram autuados e tiveram a habilitação suspensa.

Coordenadas pela Prefeitura de São José dos Campos dentro do programa Lei Seca, as operações foram realizadas em parceria com a Polícia Militar e polícias Rodoviária Estadual e Federal. Além dos policiais e da equipe de agentes de trânsito, as ações também contaram com o apoio do Detran e Guarda Civil Municipal.

Durante aproximadamente 3 horas, 61 condutores foram submetidos ao teste do bafômetro, equipamento destinado à medição do teor alcoólico no organismo. Um deles foi autuado no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro por dirigir sob efeito de álcool. O valor da multa é de R$ R$ 2.934,70, além da suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Também houve autuações por recusa, que ocorre quando o motorista se nega a fazer o teste com o equipamento. Neste caso, o valor da multa é o mesmo daquele que é flagrado pelo bafômetro, incluindo a suspensão da habilitação por um ano.

Neste período de Copa, as operações estão programadas após os jogos da seleção. Para preservar a alegria nas comemorações e a segurança no trânsito de São José dos Campos, a orientação é para que o motorista nunca dirija depois de beber.

#PorMaisSorrisos

Além das blitze, as abordagens educativas em bares também serão intensificas com o intuito de conscientizar os motoristas sobre os riscos de dirigir depois de beber.

Na última sexta-feira (15), parte do time feminino de futebol do São José Esporte Clube esteve em dois bares da região central orientando os condutores para deixarem o carro em casa, caso pretendam ingerir bebida alcoólica.

As ações serão realizadas semanalmente. O bar que tiver interesse em receber a Seleção Lei Seca #PorMaisSorrisos pode entrar em contato pelo e-mail: educamob@sjc.sp.gov.br