Programa Lei Seca vai a estádio e a bares para conscientizar motoristas
Atualizado em 16/06/2018 - 09:55
Blitze Educativa Seleção mais Sorriso  no Bar da Vila Ema  15 06 2018
Jogadoras do São José esbanjaram simpatia e informação em bar da cidade - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

Comemorar com responsabilidade e, assim, evitar acidentes de trânsito. Essa foi a proposta das ações do programa Lei Seca, na noite desta sexta-feira (15), em bares de São José dos Campos e no estádio Martins Pereira.

Em campo e nos estabelecimentos, atletas dos times de futebol feminino e masculino do São José Esporte Clube lembraram aos motoristas sobre os riscos de dirigir depois de beber.

Jogadoras da equipe feminina chegaram em um bar da região central por volta das 19h. Com o uniforme do clube, muita simpatia e o material da Lei Seca nas mãos, abordaram os frequentadores de mesa em mesa.

Além da fala afinada sobre o tema e do apelo para que os torcedores deixem o carro em casa, caso pretendam ingerir bebida alcoólica durante os jogos da Copa do Mundo, as atletas ainda posaram para fotos e entregaram um cartão verde, que trazia a orientação para que os condutores nunca dirijam depois de beber.

A abordagem agradou a estudante de biomedicina, Rainara de Almeida, 23 anos. A jovem achou a forma com que as jogadoras se aproximaram do público divertida e interessante.

“Chamou a atenção das pessoas. Todo mundo entrou na onda delas, foi muito legal.  Abordagens assim são muito mais eficientes do que apenas entregar panfletos”, concluiu.

No estádio, a mensagem veio pelas mãos da equipe masculina. Antes do clássico São José e Atlético Joseense, o time entrou em campo com faixas da campanha Seleção Lei Seca #PorMaisSorrisos. Torcedores que aguardavam pela partida receberam, assim, a mensagem.

Criado para estimular boas atitudes no futebol, o cartão verde foi aplicado pela primeira vez na história do futebol na Itália, em outubro de 2016. No Brasil, já está sendo usado, desde este ano.

No contexto do trânsito, a proposta é parabenizar e incentivar o comportamento por parte dos motoristas.

Seleção #PorMaisSorrisos

Além das abordagens nos bares, os times do São José também serão os personagens da campanha da Lei Seca nas redes sociais oficiais da Prefeitura. Aproveitando o espirito esportivo promovido pelos jogos, fotos das equipes com placas e mensagens educativas serão publicadas no Facebook e Instagram para alertar os torcedores sobre a importância de comemorar os jogos com responsabilidade.

Após os jogos do Brasil, as blitze da Lei Seca serão intensificadas na cidade para inibir comportamentos inadequados que podem causar acidentes.

As operações serão realizadas em parceria com a Polícia Militar, Polícias Rodoviárias Estadual e Federal, Detran e Guarda Civil Municipal e estarão distribuídas em pontos estratégicos.

A multa para o condutor que for flagrado dirigindo sob efeito de álcool chega a R$ 2.934,70, com suspensão do direito de dirigir por doze meses. A penalidade pode ainda resultar em prisão, caso o teste do bafômetro aponte um resultado igual ou superior a 0,34 mg/l.

Ônibus

No domingo (17), as linhas sairão dos bairros, próximo das 13h30, para levar os torcedores até a região central. Após a partida, as linhas especiais voltam a circular, retornando aos bairros às 18h30.

Na sexta-feira (22), as partidas dos bairros serão às 7h30, em direção ao centro. Após o jogo, as linhas seguem para os bairros às 12h30.

O último jogo da primeira fase está marcado para quarta-feira (27). Neste dia, os ônibus partem dos bairros às 13h30 para deixar os torcedores no centro. Às 18h30 retornam aos bairros.

No site da Prefeitura, Central 156 e no app Ônibus na Hora, os percursos das linhas especiais, assim como os horários estarão disponíveis para consulta somente nos dias de jogo da seleção, entretanto, os usuários podem acessar os links abaixo para verificar, antecipadamente, o itinerário que será praticado por cada linha.

1958- Novo Horizonte/ Centro

1958 – NOVO HORIZONTE – CENTRO - https://goo.gl/maps/uDVKed9DhZq

1958 – NOVO HORIZONTE – BAIRRO - https://goo.gl/maps/zg2DzDyT4ep

1962- Eugênio de Melo/ Centro

1962 – EUGÊNIO DE MELO – CENTRO - https://goo.gl/maps/BaaWsPHnrD62

1962 – EUGÊNIO DE MELO – BAIRRO - https://goo.gl/maps/Ndh7S1uycHH2

1970- São Judas/ Centro

1970 – SÃO JUDAS - CENTRO - https://goo.gl/maps/fBcCMB548542

1970 – SÃO JUDAS - BAIRRO - https://goo.gl/maps/mQAh7Fp5u982

1994- Colonial/ Centro

1994 – COLONIAL – CENTRO -https://goo.gl/maps/PDDSDR1NXss

1994 – COLONIAL – BAIRRO - https://goo.gl/maps/Y6TcAYD7phz 

2002- Vila Paiva/ Centro

2002 – VILA PAIVA – CENTRO - https://goo.gl/maps/2K1sqp2ePiw

2002 – VILA PAIVA – BAIRRO - https://goo.gl/maps/bax5JVT5xTw

2018- Urbanova/ Centro

2018 – URBANOVA – CENTRO - https://goo.gl/maps/2tU8iB79bjP2

2018 – URBANOVA – BAIRRO - https://goo.gl/maps/5Z6wcy64JkM2

 

 

 


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Mobilidade Urbana

×