Rabanetes plantados por crianças da Fundhas reforçam alimentação familiar
Atualizado em 15/06/2018 - 16:25
Crianças da unidade Karla Pryscila no Centro Ambiental
Crianças da unidade Karla Pryscila Nunes de Oliveira (Alto da Ponte) durante plantio de rabanetes orgânicos - Foto: Divulgação

Quitéria Melo
Fundhas

Nesta semana, as crianças da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) - unidade Karla Pryscila Nunes de Oliveira, no Alto da Ponte (região norte de São José dos Campos), tiveram uma boa surpresa quando receberam maços de rabanete que haviam sido plantados por eles, em abril, durante uma visita técnica, no Centro de Educação Ambiental e de Empreendedorismo Ecológico. Foram colhidos, nesta etapa, mais de 15 maços do produto.

Na ocasião do plantio, eles aprenderam sobre a decomposição do solo, conheceram uma composteira e descobriram como o lixo orgânico se transforma em adubo natural. Depois foram para os canteiros e plantaram brócolis, escarola, rúcula, rabanete, cenoura, chicória e espinafre. Os rabanetes foram levados para casa, para enriquecer a alimentação da família.

O objetivo do plantio foi levar as crianças a entenderem mais sobre o consumo de alimentos saudáveis e os nutrientes que possuem, já que esse tema foi bastante trabalhado em sala de aula, na disciplina de Promoção da Saúde e Cidadania.

“Foi a primeira vez que plantei rabanetes e eu gostei bastante de ver como é o legume depois de crescido. Minha mãe ficou muito feliz e fez uma saladona”, comemorou Yasmin Vittória Gomes Silva, 11 anos.

A mãe de Rian Leonardo da silva Alves, 11 anos, também fez uma salada para a família. “Eu já havia plantado rabanete antes e já sabia como era. É muito bom comer o que plantamos”.

Sobre o Centro

O Centro de Educação Ambiental e Empreendedorismo Ecológico foi inaugurado no dia 31 de outubro de 2017 e serve de plataforma para o desenvolvimento de ações empreendedoras, com base na sustentabilidade, oferecendo um aprendizado diferenciado a alunos e profissionais da Fundhas e Cephas (Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza). 

A Fundhas

A Fundhas é mantida pela Prefeitura de São José dos Campos e atende gratuitamente crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos, que participam de atividades no contraturno escolar com atividades educacionais como música, dança, teatro, artes e uma atenção especial ao reforço escolar. Esporte e cultura também fazem parte do dia a dia dos alunos, que ainda aprendem a cuidar do meio ambiente.


MAIS NOTÍCIAS
Fundhas

×