Programa Minha Praça de Volta chega à 13ª área revitalizada
Atualizado em 14/06/2018 - 18:03
Reforma do Parque Ayrton Senna no bairro Parque Interlagos
Vista geral do Parque Ayrton Senna, a 13ª área de lazer revitalizada no Minha Praça de Volta - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

A Prefeitura de São José dos Campos conclui nesta sexta-feira (15) a revitalização do Parque Ayrton Senna da Silva, no Parque Interlagos, na zona sul.

É a 13ª área de lazer reurbanizada desde o ano passado através do programa Minha Praça de Volta, que integra o Plano de Gestão e tem por objetivo cuidar de toda a manutenção das praças para que sejam locais agradáveis e seguros às comunidades. O programa visa recuperar as praças abandonadas para que as famílias voltem a frequentar os locais com tranquilidade.

A recuperação foi realizada pelas equipes da Secretaria de Manutenção da Cidade.

Foram executados os serviços de recuperação da pista de caminhada, pintura do piso e da mureta da quadra, pintura de postes e de bancos, pintura e recuperação do guarda-corpo da ponte e dos balaústres, implantação de 15 lixeiras, roçada geral e poda de árvores.

No final do ano passado, já haviam sido realizados os trabalhos de limpeza do lago e revisão da iluminação.

A Prefeitura conta com o apoio da população para que denuncie, por meio da Central 156, atos de depredação e vandalismo contra as praças recuperadas, preservando o patrimônio público à disposição da população.

Conexão Juventude

Já revitalizado, o Parque Ayrton Senna da Silva sediará neste sábado (16) mais uma edição do Conexão Juventude e Ação, evento promovido pela Prefeitura com o objetivo de levar para a comunidade cultura, lazer, esporte e prestação de serviços.

O evento, programado para acontecer das 14h às 19h, será o segundo organizado neste modelo especial, com foco em colocar à disposição do público serviços básicos gratuitos. O primeiro ocorreu em abril, no Parque Alambari, no Campos de São José, na região leste.

Nesta edição, os destaques ficarão por conta de tendas de atendimento ao público sobre manutenção, trabalho assistência jurídica. Para os jovens que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho, a Prefeitura montará duas tendas, sendo uma para emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e outra para confecção de currículos.

Revitalizações intensificadas

As ações do programa Minha Praça de Volta foram intensificadas.

No momento, estão sendo reurbanizadas simultaneamente quatro áreas de lazer no centro e nas regiões sul e oeste.

Até o próximo 22, estarão concluídos os trabalhos na praça Riugi Kojima (praça do Torii), no Jardim Aquarius (oeste), e na praça Kadoma, no Jardim América, na zona sul, dois símbolos da comunidade japonesa em São José.

A recuperação destes dois espaços está sendo realizada pela Prefeitura em parceria com a colônia, já que no dia 23 serão celebrados os 110 anos da imigração nipônica no Brasil.

Para marcar esta data, o jardim e o lago japoneses do Parque Santos Dumont, na região central, também receberam cuidados da Prefeitura, com a execução de serviços de poda no jardim, que terá uma nova cerca. Já o lago foi limpo, a exemplo do que aconteceu em 2017 e no início deste ano.

Também estão sendo revitalizadas a Praça das Bandeiras (Jardim Estoril), na zona sul, e a praça Álvaro Prisco de Oliveira, a ‘praça do Extra’ (Vila Sanches), na entrada de São José.

Áreas de lazer já reurbanizadas

Praça 1 (praça não tem nome)

Localização: avenida Milton Santos com rua das Pitangas

Bairro: Frei Galvão