Praças e Academias da Terceira Idade vão ter 149 luminárias de LED
Atualizado em 15/06/2018 - 18:45
Implantação de 38 postes e 38 luminárias de LED na rua Lindaura Aparecida Ferreira de Souza, no Residencial Righi, na zona leste.
Equipes implantam poste de iluminação na rua Lindaura Souza, na zona leste - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

Com o objetivo de garantir mais segurança para a população, a Prefeitura de São José dos Campos vai instalar, até agosto, 73 postes e 149 luminárias de LED em bairros das zonas leste e sul.

O trabalho já está sendo realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade e foi intensificado nesta semana.

Quatro ATI's (Academias da Terceira Idade) que funcionam em áreas verdes, duas praças e uma rua serão beneficiadas com o investimento municipal.

A implantação dos postes e das luminárias é uma reivindicação antiga da comunidade, já que estes sete locais foram entregues sem esta infraestrutura, o que colocava em risco a segurança dos moradores. Desde que assumiu, em janeiro de 2017, a atual Administração tem trabalhado para agilizar a solução deste problema.

Mais segurança

A iluminação será implantada nas Academias da Terceira Idade de áreas verdes dos bairros Jardim Santa Inês 3, Chácaras Araújo, Parque Nova Esperança e Jardim Nova Flórida, todos na região leste.

Também serão beneficiadas com os postes e as luminárias de LED a Praça das Flores, no Residencial Campo Belo, na zona leste, e praça no Dom Pedro 1º, na zona sul.

A previsão é de que estes serviços estejam concluídos até 20 de julho. No momento, está sendo realizada a implantação dos postes.

Já a rua Lindaura Aparecida Ferreira de Souza, que fica no Residencial Righi, na zona leste, cuja pavimentação foi realizada em 2016 sem iluminação, receberá 38 postes e 38 luminárias.

A instalação dos postes termina nesta sexta-feira (15) e todo o processo, até 10 de agosto.

Economia e eficiência

O trabalho, coordenado pela Secretaria de Manutenção da Cidade, está sendo executado pelas empresas G Energy, de Santa Rita do Passa Quatro (SP), e Mazza, Fregolente & Cia, de São Paulo (SP).

Os contratos somam R$ 447,4 mil. Como o valor referencial da licitação era de R$ 597,3 mil, a economia para os cofres públicos será de R$ 149,9 mil, com um desconto de 25%.

A medida integra o projeto de expansão da iluminação ornamental (em praças, parques, áreas verdes, etc). A partir de agora, todas as lâmpadas que forem implantadas nestes locais serão de LED, mais potentes e modernas.

Além de serem mais eficientes, contribuirão para a redução dos serviços de manutenção e reparos, gerando economia para os cofres públicos.

Expansão da iluminação pública

O que será iluminado: Rua com pista de caminhada

Localização: Rua Lindaura Aparecida Ferreira de Souza

Bairro: Residencial Righi