Lei Seca inova na abordagem e leva seleções do São José a bares durante a Copa
Atualizado em 14/06/2018 - 14:20
Campanha Seleção Por Mais Sorrisos - Equipe de Futebol Feminino. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 13-06-2018
Equipe feminina de futebol do São José Esporte Clube entra em campo #PorMaisSorrisos durante a Copa do Mundo - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

Para evitar acidentes e preservar a alegria durante as comemorações da Copa do Mundo, a Prefeitura de São José dos Campos vai contar com um time especial para conscientizar frequentadores de bares sobre os riscos de beber e dirigir. A partir desta sexta-feira (15), jogadores das equipes feminina e masculina de futebol do São José Esporte Clube entrarão nos estabelecimentos para lembrar a todos que, para se divertir de forma segura, a regra é nunca dirigir depois de beber.

A ação será realizada simultaneamente, por volta das 19h, em dois bares da região central. Na ocasião, os atletas, com o apoio de agentes de trânsito e educadores, chegarão aos locais jogando bola e sugerindo a todos que deixem o carro em casa, caso pretendam ingerir bebida alcoólica. Como as abordagens estão previstas para os dias que antecedem os jogos da seleção, a proposta é fazer com que os torcedores programem formas alternativas de sair e voltar para casa em segurança utilizando aplicativos, táxis ou o transporte público. Nestes dias, linhas de ônibus especiais serão disponibilizadas aos torcedores.

As ações seguem até o fim do mundial. O estabelecimento que tiver interesse em receber a equipe pode solicitar pelo e-mail: educamob@sjc.sp.gov.br

Seleção #PorMaisSorrisos

Além das abordagens nos bares, os times do São José também serão os personagens da campanha da Lei Seca nas redes sociais oficiais da Prefeitura. Aproveitando o espirito esportivo promovido pelos jogos, fotos das equipes com placas e mensagens educativas serão publicadas no Facebook e Instagram para alertar os torcedores sobre a importância de comemorar os jogos com responsabilidade.

Blitze serão intensificadas após os jogos.

Após os jogos do Brasil, as blitze da Lei Seca serão intensificadas na cidade para inibir comportamentos inadequados que podem causar acidentes.

As operações serão realizadas em parceria com a Polícia Militar, Polícias Rodoviárias Estadual e Federal, Detran e Guarda Civil Municipal e estarão distribuídas em pontos estratégicos.

A multa para o condutor que for flagrado dirigindo sob efeito de álcool chega a R$ 2.934,70, com suspensão do direito de dirigir por doze meses. A penalidade pode ainda resultar em prisão, caso o teste do bafômetro aponte um resultado igual ou superior a 0,34 mg/l.

Estatística

Lançado durante a última Copa do Mundo, o programa Lei Seca apresenta bons resultados no que se refere ao número de acidentes com vítima, atendidos pela equipe de agentes de trânsito. Em 2014, a cidade registrou 79 acidentes, de quinta-feira a sábado, entre 22h às 6h, período onde o consumo de bebida alcoólica aumenta. Em 2017, este tipo ocorrência apresentou uma queda de 25% em relação a 2014.

A redução pode ser atribuída à intensificação das blitze, ações nos bares, universidades, publicidade, assim como a presença do programa em eventos de grande público na cidade.

De janeiro a abril de 2017, 23 pessoas morreram no trânsito de São José dos Campos, considerando vias municipais e rodovias. Em 2018 foram 22, destes 12 tinham entre 18 e 39 anos. Mais de 86% eram homens.