Prefeitura faz parceria com Sebrae para cursos do Qualifica São José
Atualizado em 13/06/2018 - 17:02
Curso Qualifica - food truck. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 11-06-2018
Os cursos do Programa Qualifica visam aumentar a capacidade de empregabilidade de quem busca novas oportunidades de trabalho - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Bibiano Santos
Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

Com o objetivo de aumentar a empregabilidade e a capacidade empreendedora de quem busca uma nova oportunidade no mercado, a Prefeitura de São José dos Campos já está colocando em prática os primeiros cursos e palestras decorrentes de um convênio inédito firmado com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Por meio do Programa Qualifica, da Prefeitura, o convênio prevê a realização de palestras com temas: Monte sua Empresa, Fluxo de Caixa e Empreendedorismo e Estratégia de Marketing para Negócios.

Já os cursos referem-se a temas como gestão de negócios empreendedores, oportunidades do mercado e lucratividade e plano de negócios.

Tanto as palestras quanto os cursos são totalmente gratuitos.

A Prefeitura também já mantém parcerias com o Senai (Serviço Nacional da Indústria), Sesi (Serviço Social da Indústria) e Senac (Serviço Nacional do Comercio) para cursos gratuitos de capacitação do Qualifica.

Para os técnicos do Programa Qualifica, é fundamental a parceria com o Sebrae e outras instituições de renome nacional para atender a demanda de uma cidade empreendedora, como São José dos Campos. "Os alunos sempre solicitam cursos de qualidade e voltados para a empregabilidade e empreendedorismo", afirmam os técnicos. A coordenação do Programa Qualifica é da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico.

Oportunidades

Somente nesta semana o Programa Qualifica está com inscrições abertas para 18 cursos gratuitos de qualificação. As inscrições têm encerramento de 17 de junho a 10 de junho, de acordo com cada curso, respectivamente.

Desde o início deste ano, o Qualifica já recebeu 19.816 inscrições para 54 cursos oferecidos. Foram matriculados 5.767 candidatos. A inscrição para os cursos do Qualifica não é garantia de vaga. A seleção ocorre por critérios socioeconômicos. Os candidatos inscritos que forem selecionadas serão avisados oficialmente.

Cursos com inscrições abertas

www.sjc.sp.gov.br/qualifica

Central 156

Empregabilidade

Como parte das iniciativas da Prefeitura em prol da empregabilidade, também ocorreram recentemente dois importantes eventos: o Pró-Trabalho e a Feira do Empreendedorismo e Trabalho. Ambos os eventos movimentaram cerca de 9 mil trabalhadores e estudantes, em busca do primeiro emprego.