Passarela garante mais segurança para pedestres na região leste
Atualizado em 13/06/2018 - 18:18
Implantação de passarela na Estrada do Bom Retiro 13 06 2018
Funcionário da Prefeitura pinta corrimão de passarela, que garantirá mais segurança para pedestres - Foto: PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

Com o objetivo de garantir mais segurança para a população, a Prefeitura de São José dos Campos concluiu nesta quarta-feira (13) os trabalhos de implantação de uma passarela de estrutura metálica na Estrada Municipal Nélson Tavares da Silva (mais conhecida como Estrada do Bom Retiro), que liga o Parque Novo Horizonte ao Bom Retiro e ao Bairrinho, na zona leste.

O serviço foi realizado pela Secretaria de Manutenção da Cidade.

Além da passarela, foi construída uma boca de lobo para melhorar a drenagem.

A melhorias vão beneficiar cerca de 25 mil pessoas que moram ou transitam por esta região, aumentando a segurança dos pedestres.

A estrada tem 6,5 quilômetros de extensão e é corredor de ônibus, recebendo grande fluxo de veículos diariamente.

Do lado oposto ao que foi implantada a passarela já existe uma calçada.

A passarela tem 12 metros de extensão e 1,20 metro de largura e foi construída no trecho sobre o córrego do Bairrinho, um dos afluentes do córrego Pararangaba.

Monitoramento

A Prefeitura tem monitorado constantemente as 45 pontes e 16 passarelas de madeira existentes no município com o objetivo de identificar com mais rapidez a necessidade de melhoria das estruturas para garantir mais segurança para motoristas e pedestres.

Em 2017, foi realizada a recuperação das cabeceiras e melhorada a estrutura de 11 unidades, entre pontes e passarelas, em todas as regiões da cidade.

Os serviços mais recentes foram executados na zona sul, com a recuperação da cabeceira da passarela de madeira da rua Taru, no Jardim Oriente, e as melhorias na ponte do Torrão de Ouro, que ganhou tubulações de concreto, mão dupla e calçada para pedestres.