Operações tapa-buraco já melhoraram 36 vias com antipoeira em 19 bairros
Atualizado em 04/07/2018 - 11:12
Operação tapa-buraco na estrada principal do Recanto dos Tamoios (zona sudeste). Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 12-08-2018
Equipes tapam buraco em estrada que dá acesso ao Recanto dos Tamoios, na zona sudeste - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Cláudio Souza
Secretaria de Manutenção da Cidade

Com o objetivo de garantir mais segurança para os motoristas e diminuir os transtornos para a população, a Prefeitura de São José dos Campos já realizou operações tapa-buraco em 36 avenidas, ruas e estradas municipais que possuem revestimento antipoeira em 19 bairros das regiões norte, leste, sul e sudeste e também no distrito de São Francisco Xavier.

Até a última terça-feira (12), as equipes da Secretaria de Manutenção da Cidade recuperaram 39,2 km de vias.

O mutirão iniciado em fevereiro último tem sido intensificado.

Nesta quarta-feira (13), as operações tapa-buraco serão executadas na estrada que dá acesso ao bairro Recanto dos Tamoios, na zona sudeste, dando continuidade ao trabalho iniciado no dia anterior. Na sexta (15), as equipes voltarão ao local e também atuarão em vias com antipoeira do Águas de Canindú 1, na zona norte.

As programações atendem pedidos feitos pelos moradores pela Central 156 e estão disponíveis para consulta no site da Prefeitura (www.sjc.sp.gov.br) e no Facebook.

Em caso de chuva,o serviço pode ser reprogramado.

Fresa de asfalto

Em outra frente de atuação, na quinta-feira (14) será aplicada fresa de asfalto na rua 1, que dá acesso ao Chácaras Santa Helena, na zona leste, e que é corredor de ônibus. Um dos trechos da via já recebeu este material no ano passado.

Este serviço, que visa melhorar as condições do tráfego, também já teve início na avenida Brasil, no Capuava (sudeste), local onde está sendo programado mais um trecho na semana que vem.

A fresa de asfalto foi cedida pela concessionária NovaDutra, gerando economia para os cofres públicos. Além disto, garante um serviço de qualidade, que evitará transtornos para os motoristas, mesmo quando chover.

A Prefeitura pretende utilizar materiais reciclados e doados em outros serviços de manutenção, como na recuperação de estradas de terra, dentro da política de compartilhamento de recursos.

Fresas de asfalto doadas pela NovaDutra também já foram utilizadas no ano passado para recuperação da Estrada Antenor Salles Vilela, principal acesso do Chácaras Havaí aos bairros Águas de Canindú 1 e Águas de Canindú 2, na zona norte.

Plano contingencial

O trabalho de recuperação de vias com antipoeira, que teve início em fevereiro último, foi intensificado com ações toda semana e integra a força-tarefa nos locais onde há necessidade mais urgente de reparos.

O plano contingencial para agilizar a correção das imperfeições envolve as secretarias de Mobilidade Urbana, Manutenção da Cidade e Gestão Habitacional e Obras.

Enquanto se resolve a questão judicial com a empresa Best Transportes e Construções Ltda, do Pará, as equipes de pavimentação da Secretaria de Manutenção da Cidade estão executando operações tapa-buraco nas vias mais comprometidas de bairros de várias regiões.

Vias contempladas (até 12 de junho)

REGIÃO NORTE

Chácaras Havaí