Oficina de Saneamento Sustentável é destaque na Semana de Meio Ambiente
Atualizado em 13/06/2018 - 10:30
PEV Santa Luzia - Fim da terraplanagem. Foto: Claudio Vieira/PMSJC. 17-03-2018.
A oficina será realizada na futura unidade do PEV Santa Luzia, que será construída e implantada com conceitos inovadores do ponto de vista ambiental - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Priscila Veiga Vinhas
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Nesta quinta-feira (14), às 9 horas, acontece uma Oficina de Saneamento Sustentável no futuro Ponto de Entrega Voluntária da região do Putim, localizado na av. Vicente Brandão Ferreira, Jardim Santa Luzia. Interessados podem se inscrever pelo telefone 3947-8128.

A oficina vai demonstrar a construção de um Tanque de Evapotranspiração (Tevap), tecnologia social sustentável voltada para o tratamento de esgoto. Esta tecnologia consiste em fossas de evapotranspiração e biodigestores para tratamento do esgoto de vasos sanitários e de círculo de bananeiras, recurso complementar destinado ao tratamento da água de pias, chuveiros e máquinas de lavar.

O objetivo da oficina é difundir esta técnica de baixo custo que pode ser implantada especialmente em zonas rurais que não são atendidas pela rede de tratamento de esgoto.

A Semana de Meio Ambiente tem por objetivo promover a conscientização das pessoas sobre questões ambientais locais e globais e despertar mudanças de atitude. A programação, realizada de 5 a 15 de junho, envolve diversas atividades educativas, capacitações, lançamento de projetos, tendo como destaque as políticas públicas sustentáveis que são desenvolvidas no município. Mais informações sobre a programação estão disponíveis neste link.

Sustentabilidade        

O PEV do Santa Luzia, primeira unidade da região sudeste, será construída e implantada com conceitos inovadores do ponto de vista ambiental. Este PEV será uma instalação modelo de sustentabilidade, incluindo parede de solo-cimento, sistemas de captação de água de chuva, teto verde, tratamento sustentável de águas residuais e jardins de chuva, entre outros mecanismos. 

O objetivo é que, além de receber materiais descartados, seja referência de boas práticas ambientais para a comunidade local mostrando a ela que praticamente tudo pode ser reaproveitado, agregando valor aos materiais e evitando-se impactos ambientais. 

Os demais PEV´s que forem implantados, como o de São Francisco, também adotarão este modelo de sustentabilidade.

Saneamento Rural

A tecnologia do Tevap também está inserida em um projeto de saneamento rural que está sendo desenvolvido pela Prefeitura de São José dos Campos. O projeto contemplará a construção de 200 sistemas de saneamento rural na Bacia do Rio do Peixe, um dos principais afluentes da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul, situada no distrito de São Francisco Xavier. Em 2017 foram captados R$ 893 mil junto a da Agência Nacional de Águas (ANA), para financiamento do projeto.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

×