Atividade Delegada dobra efetivo durante partidas da Seleção
Atualizado em 17/06/2018 - 12:47
Atividade Delegada Calçadão Centro
A Atividade Delegada retornou a São José em setembro do ano passado, graças a convênio firmado entre a Prefeitura e a Secretaria de Segurança Pública do Estado - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Wagner Matheus
Secretaria de Proteção ao Cidadão

Para dar mais segurança à população nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa, a Prefeitura de São José dos Campos vai dobrar o efetivo da Atividade Delegada. Além das rondas da Guarda Civil Municipal (GCM), serão 80 soldados nas ruas.

Segundo a Secretaria de Proteção ao Cidadão, o aumento do número de PM’s nas ruas pela Atividade Delegada tem o objetivo de inibir manifestações que possam gerar perturbação do sossego, provocadas por excesso no consumo de bebidas alcoólicas ou pelo uso abusivo de equipamentos sonoros. O comércio ilegal também será motivo de atenção.

A GCM, além de realizar as rondas de rotina nos dias de jogos da seleção, também irá monitorar os pontos próximos aos hospitais para evitar aglomeração de pessoas e som alto produzido por veículos, uma infração sujeita a autuação de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Atividade Delegada

A Atividade Delegada retornou a São José dos Campos em setembro do ano passado, graças a convênio firmado entre a Prefeitura e a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, através da lei 9507/17.

A legislação atribui a policiais militares a competência delegada pelo município para fiscalização no comércio irregular e ações contra a perturbação de sossego, dentre outros alvos, reforçando na população a sensação de segurança.

Outro trabalho importante da Atividade Delegada, realizada no centro expandido da cidade, é o combate ao uso de drogas, especialmente em alguns pontos do centro comercial. Os soldados catalogam os usuários e os orientam para a busca de tratamento e assistência social. Os que são detidos comercializando drogas são levados à Delegacia de Polícia, onde são indiciados.

Atualmente, uma média de 40 soldados trabalham diariamente, em horário de folga, fardados e equipados, em operações programadas para áreas previamente definidas em plano de trabalho elaborado pela Polícia Militar em conjunto com a Prefeitura.


MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Proteção ao Cidadão

×