Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
O sarau do Projeto Leitura Livre, realizado mensalmente pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, será retomado neste sábado (16), às 15h, em um novo local, a Residência Olivo Gomes, no Parque da Cidade, em Santana (região norte). O encontro ganhou o nome de ‘Grande Sertão: Violas’ e fará uma homenagem ao escritor brasileiro Guimarães Rosa.
A tarde contará ainda com apresentação do escritor e violeiro Paulo Freire e lançamento do livro de poemas ‘O Amor em Azul’, da escritora taubateana Teresa Cristina Bendini, o oitavo de sua autoria. A atividade é gratuita e aberta ao público interessado, sem necessidade de inscrição prévia.
Paulo Freire se inspirou na obra de Guimarães Rosa, ‘Grande Sertão: Veredas’, para buscar no sertão de Urucuia, noroeste de Minas Gerais, seu aprendizado em viola caipira. Lá conheceu Manoel de Oliveira, grande violeiro que passou a ser seu mestre. Foi com a orientação dele e de outros mestres da região, que Paulo Freire se aprofundou nos costumes e lendas do sertão.
“Já participei do ‘Leitura Livre ‘ e é sempre um prazer. Gosto muito de tocar em São José, pois o público é muito receptivo”, disse Paulo Freire. “O sarau será um passeio pela viola no universo de Guimarães Rosa e estou bem ansioso para me apresentar”, completou o violeiro.
Residência Olivo Gomes
Av. Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana
(12) 3924-7300 / 7341
MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
A Prefeitura de São José dos Campos utiliza cookies e tecnologias semelhantes para fornecer recursos essenciais na proteção de dados.
Ao continuar navegando nesta página, você concorda com nossas Políticas de uso de cookies, Políticas de privacidade e Termos de Uso.