Ação de fiscalização apreende veículo por transporte clandestino
Atualizado em 11/06/2018 - 18:04
Mobilidade Urbana
Veículo é apreendido por transporte clandestino de passageiros - Foto: PMSJC

Giselle Marinho
Secretaria de Mobilidade Urbana

A Prefeitura de São José dos Campos realizou, nesta segunda-feira (11), mais uma operação de fiscalização sobre o transporte clandestino na cidade. A ação foi realizada no cruzamento das ruas Domingos Maldonado Campoy e Giacomo Berti, Residencial São Francisco, região sudeste. Um carro foi apreendido por transportar estudantes de forma irregular.

Durante a operação, que contou com o apoio da Guarda Civil Municipal, foram realizadas três abordagens. Um motorista foi multado e teve o veículo apreendido por realizar transporte clandestino e outro foi autuado por transportar com veículo não autorizado.

Balanço

Desde janeiro deste ano, já foram feitas 11 operações, com 4 apreensões, onde mais de 315 motoristas foram abordados.
A multa mínima para quem faz transporte clandestino de passageiros é de R$ 2.221,27, além da apreensão do veículo.

São José dos Campos conta hoje com 78 alvarás de alternativo, 502 de transporte escolar, 400 de táxi e 93 de fretados que operam de forma regular. Anualmente, durante o período de renovação da licença, os veículos passam por vistoria para verificar se atendem às especificações de segurança exigidas por lei.

Quem tiver informações sobre transporte ilegal ou em desacordo com as leis de trânsito pode fazer a denúncia pela Central 156.

Segurança

Quem utiliza o serviço de  transporte escolar para levar os filhos à escola poderá verificar, pela Internet, a situação do alvará do motorista, em São José dos Campos.
A consulta poderá ser feita neste Sistema de Alvarás para Transportes da Prefeitura. Basta ter em mãos o número da licença, que fica estampada na lateral dos veículos.