Prefeitura e colônia portuguesa reinauguram busto de Camões em praça
Atualizado em 10/06/2018 - 17:12
Entrega do Busto de Camões  praça Nossa Senhora de Fátima  10 06 2018
Integrantes da Sociedade Luso Brasileira durante reinauguração do busto de Camões, em praça do Jardim Esplanada - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Quitéria Melo
Secretaria de Manutenção da Cidade

Foi reinaugurado neste domingo (10) o busto do poeta luso Luís de Camões na praça Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Nova América, na região central da cidade. A ação é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de São José dos Campos e a comunidade portuguesa. Nesta data se comemoram mundialmente os dias de Portugal, de Camões e das comunidades portuguesas.

Durante a semana, a Prefeitura intensificou os serviços de manutenção na praça, realizando trabalhos de limpeza geral, paisagismo e pintura dos bancos, além de uma roçada na área de lazer. Com isso, a população da região ganhou uma praça totalmente revitalizada.

O evento ressaltou a importância do poeta para os lusitanos que deixaram a terra natal, desbravando um novo país e disseminando a cultura de origem.

No café, servido aos convidados para a cerimônia de descerramento da placa, não pode faltar o bolinho de bacalhau, uma das iguarias da comunidade portuguesa.

O colaborador da Sociedade Beneficente Luso Brasileiro, Luiz Fernando Daniel Miragaia, disse que o momento foi especial pois reforça a importância de se manter as origens. “Essa reinauguração do busto em uma praça tão bem cuidada como esta é um presente não só para nós como para os moradores e frequentadores aqui do bairro”, afirmou.

“A comunidade luso-brasileira em São José é muito grata à Prefeitura por nos ajudar na reinauguração do busto de Camões e na manutenção contínua dessa praça. Camões é tão importante para nós quanto Cassiano Ricardo para os joseenses e é um orgulho termos poetas de tanto prestígio como esses para nos representar”, disse a organizadora do evento, Maria de Lourdes Capelo Oliveira, durante a solenidade.

Camões

Luís Vaz de Camões é considerado uma das maiores figuras da literatura de Portugal.  Os Lusíadas – que tem como assunto a viagem de Vasco da Gama às Índias é considerado um de seus poemas mais importantes.

Restauro

O busto original era de bronze e foi inaugurado na praça Nossa Senhora de Fátima no dia 10 de junho de 1980. Em 2008, ele foi furtado. No ano seguinte, a Prefeitura entregou à comunidade portuguesa e à população joseense uma nova estátua, feita de resina, mesmo material trabalhado por Maria.

O busto de Camões, que foi retirado da praça no ano passado após ser alvo de atos de vandalismo, foi restaurado pela artista plástica Maria de Oliveira Nave, de São José dos Campos, contratada pela Sociedade Beneficente Luso-Brasileira Nossa Senhora de Fátima.

Funcionários da Secretaria de Manutenção da Cidade consertaram o pedestal e foram os  responsáveis pela reinstalação da homenagem ao poeta maior da língua portuguesa.

O busto original era de bronze e foi inaugurado na praça Nossa Senhora de Fátima no dia 10 de junho de 1980. Em 2008, ele foi furtado. No ano seguinte, a Prefeitura entregou à comunidade portuguesa e à população joseense uma nova estátua, feita de resina, mesmo material da que foi devolvida à área de lazer.

Cuidados com as praças

Os trabalhos de manutenção em praças, parques e áreas de lazer são realizados diariamente pelas equipes da Prefeitura.

Em outra frente de atuação, estão sendo executadas reurbanizações através do programa Minha Praça de Volta, que integra o Plano de Gestão e tem como objetivo cuidar de toda a manutenção das praças para que sejam locais agradáveis e seguros às comunidades.

Por meio do programa, que visa recuperar estes locais para que voltem a ser frequentados com tranquilidade pelas famílias, já foram revitalizadas 12 áreas de lazer desde 2017, primeiro ano da atual Administração.