Prefeitura entrega colírios para 1.200 pacientes do programa de glaucoma
Atualizado em 09/06/2018 - 17:57
Mutirão de Colírios  no Hospital Municipal  09 06 2018
Os primeiros 1.200 pacientes do programa de glaucoma receberam seus colírios - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Nei José Sant'Anna
Secretaria de Saúde

A Prefeitura de São José dos Campos iniciou neste sábado (9), no Hospital Municipal, a entrega dos colírios para os primeiros 1.200 pacientes atendidos no programa de glaucoma na rede pública de saúde do município. Neste domingo (10) o mutirão continua, no mesmo local, das 8h às 17h, para mais 1.200 pessoas.

Terezinha das Graças Santos, de 67 anos, aguardava há pelo menos três meses para retirar o colírio. Ela utiliza quatro tipos diferentes de colírio e estava muito preocupada com a falta do medicamento.

“Todas as vezes que eu ia buscar, diziam, lá no Próvisão, que não havia o colírio e nem previsão de chegar. Recebi a ligação da Prefeitura que o colírio seria entregue neste sábado e fiquei muito feliz. O atendimento me surpreendeu pela rapidez, logo fui chamada e me entregaram os colírios”, disse.

A situação de Luiza Aparecida B. Silva, de 60 anos, é muito parecida. Sua última consulta foi em fevereiro e desde então não conseguia mais retirar o colírio. “Faço tratamento contra o glaucoma desde 2013, mas o medicamento parou de ser entregue. Agora, fico feliz que a situação está sendo regularizada pela Prefeitura”, afirmou.

Os pacientes foram convocados pela Central 156 a procurarem o hospital no dia e hora marcados. Para este primeiro fim de semana de mutirão, foram convocados 2.400 pacientes, sendo 1.200 no sábado e 1.200 no domingo.

Na próxima semana, o mutirão prossegue de segunda a sexta-feira, das 16h às 19h, e novamente no sábado (16) e domingo (17), das 8h às 17h. A Secretaria de Saúde reforça que só deverão comparecer ao local para retirada do medicamento os pacientes que foram convocados pela Central 156, seguindo a determinação de dia e horário estabelecidos.

Atualmente, cerca de 5.500 pacientes do SUS são acompanhados no programa de glaucoma, que passam por consultas regulares e retiram seus colírios a cada três meses. Por mês, são atendidos entre 1.500 e 1.700 pessoas.

Na segunda quinzena de junho começam os atendimentos médicos no Hospital Municipal. Assim como ocorreu com a entrega dos colírios, os pacientes serão convocados para as consultas pela Central 156, por telefone. Eles deverão comparecer no dia e hora marcados para a consulta. A Secretaria de Saúde estima que, no máximo em dois meses, todos os pacientes do programa tenham sido chamados para a realização das consultas.

Mutirão:

10/06 – Domingo – 8h às 17h

11 a 15/06 – Segunda a sexta-feira – 16h às 19h

16 e 17/06 – Sábado e domingo – 8h às 17h

Local:

Ambulatório do Hospital Municipal (rua Saigiro Nakamura, 800 – Vila Industrial)