Congresso da Juventude Lixo Zero discute sobre o consumo consciente
Atualizado em 09/06/2018 - 19:25
Congresso Nacional da Juventude Lixo Zero 09 06 2018
O Centro da Juventude reuniu estudantes, técnicos e comunidade - Foto: Charles de Moura/PMSJC

Quitéria Melo
Urbam

O III Congresso Nacional da Juventude Lixo Zero reuniu neste sábado (9), no Centro da Juventude, zona sul de São José dos Campos, estudantes, técnicos e comunidade para descutir reuso, energias sustentáveis, logística reversa, reciclagem, reaproveitamento e redução de resíduos sólidos e vários outros temas referentes à conscientização sobre o meio ambiente.

O evento integra a programação da Semana Municipal de Meio Ambiente e conta com apoio da Urbam (Urbanizadora Municipal). As questões debatidas no Congresso têm como objetivo propor reflexões sobre o consumo consciente.

“Todos nós consumimos produtos, mas alguém extraiu, fabricou, embalou, disponibilizou no mercado e nos levou ao ato de comprar. Você compra e uma hora vai jogar fora e o fora é o meio ambiente. Então é preciso pensar antes de comprar, refletindo no que a minha compra vai impactar”, discorreu a educadora e produtora de moda Bruna Tau, 33 anos, de São José dos Campos.

Ana Julieth Calderon, 29 anos, é colombiana e faz mestrado em Engenharia de Resíduos Sólidos na Unicamp. Para ela, participar destas ações enriquecem os conhecimentos e faz com que os participantes estejam sempre informados sobre as inovações e discussões à respeito da sustentabilidade e do consumo responsável.

Laís Cassanta Vidotto, 21 anos, veio de Florinópolis (SC) para participar do evento. Ela acredita que esses encontros servem para encontrar pessoas que querem fazer a mudança. “Se você fica quietinho na sua vida, sem interação, sem conexão é muito difícil, porque sozinha a gente não muda nada”, afirmou.

Para o embaixador do Movimento Juventude Lixo Zero Brasil e Instituto Lixo Zero Brasil, Leonardo Magno, o conceito Lixo Zero é uma meta para incentivar as pessoas a mudarem seus modos de vida e práticas para promover os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.

Neste domingo (10), os participantes irão conhecer o sistema de tratamento de resíduos realizado pela Urbam, no bairro Torrão de Ouro (Lixo Tour).


MAIS NOTÍCIAS
Urbam